terça-feira, 22 de outubro de 2024

Laços de um Crime & The Hot Potato

 


Laços de um Crime (Blood, Inglaterra, 2012) – Nota 6
Direção – Nick Murphy
Elenco – Paul Bettany, Mark Strong, Stephen Graham, Brian Cox, Ben Crompton, Naomi Battrick, Zoe Tapper, Natasha Little.

Joe (Paul Bettany) e Chrissie (Stephen Graham) são irmãos que trabalham juntos como detetives de polícia. A investigação da morte de uma adolescente faz vir à tona em Joe os traumas de um antigo caso semelhante em que o criminoso não foi condenado por um erro policial. Obcecado em resolver o caso, Joe aparentemente não tem estrutura emocional para analisar a situação com clareza. 

Este longa é um versão para o cinema de uma minissérie produzida para a tv inglesa em 2004. Aqui o maior destaque fica para o quarteto principal de grandes atores ingleses. Além dos irmãos de Paul Bettany e Stephen Graham, temos o detetive experiente interpretado por Mark Strong e o pai dos irmãos vivido por Brian Cox, que faz um detetive durão aposentado que sofre com os primeiros sintomas do Alzheimer. 

O roteiro explora a questão da lealdade familiar acima de tudo, inserindo ainda culpa e remorso. Se a escolha de humanizar os personagens é um acerto, por outro lado a narrativa irregular deixa a desejar, assim como algumas situações que parecem passar do ponto no drama, incluindo o final. Pela premissa e o elenco, era esperado um filme melhor.

The Hot Potato (The Hot Potato, Inglaterra, 2012) – Nota 6
Direção – Tim Lewiston
Elenco – Ray Winstone, Colm Meaney, Jack Huston, Lois Winstone, Derren Nesbitt, David Harewood, John Lynch, Phil Davis, Jean Louis Sbille.

Londres, final dos anos sessenta. Um coincidência leva Kenny (Ray Winstone) e Danny (Jack Huston) a ficarem com a posse de uma espécie de cofre que esconde um artefato carregado de urânio. A dupla vê a chance de lucrar e inicia a busca por compradores para o urânio, atraindo criminosos e oportunistas que também querem sua fatia. 

Inspirado em uma história real, este longa vai muito mais para o lado da comédia do que o drama policial. Os coadjuvantes são ao mesmo tempo perigosos, engraçados e patéticos. A narrativa é agradável e algumas sequências são divertidas, porém falta um algo a mais para ser realmente um bom filme. 

Destaque para as locações que levam os personagens a várias cidades europeias na busca pelo fechamento do negócio. Como informação, a “Hot Potato (Batata Quente)” do título seria o artefato, que é um bola de ferro carregada de urânio.

Nenhum comentário: