sábado, 25 de maio de 2024

Primavera para Hitler & Vigaristas em Hollywood

 


Primavera Para Hitler (The Producers, EUA, 1967) – Nota 8
Direção – Mel Brooks
Elenco – Zero Mostel, Gene Wilder, Kenneth Mars, Dick Shawn, Estelle Winwood, Lee Meredith.

O produtor Max Bialystock (Zero Mostel) seduz mulheres idosas ricas para bancar suas peças de teatro, que invariavelmente resultam em fracassos. Quando Max conhece o contador Leo Bloom (Gene Wilder), este diz que um fracasso pode ser mais lucrativo que o sucesso, desde que seja vendido um percentual da peça para um grande números de pessoas. 

A dupla decide aplicar o golpe, vendendo mais de mil por cento em cotas de um musical onde o personagem principal é um Hitler cantor (Kenneth Mars). O que seria a certeza de um fracasso, se torna uma comédia de sucesso que deixa a dupla de golpistas em apuros. 

Após o sucesso como co-criador da série “Agente 86”, Mel Brooks partiu para o cinema e estreou com esta deliciosa comédia que lhe rendeu o Oscar de Roteiro Original. Além da ótima dupla principal, destaque para o impagável Kenneth Mars como o imitador de Hitler.

Vigaristas em Hollywood (The Comeback Trail, EUA, 2020) – Nota 5,5
Direção – George Gallo
Elenco – Robert De Niro, Tommy Lee Jones, Morgan Freeman, Zach Braff, Emile Hirsch, Sheryl Lee Ralph, Kate Katzman, Eddie Griffin, Chris Mullinax.

Hollywood, anos setenta. Max Barber (Robert De Niro) é um fracassado produtor de cinema que deve muito dinheiro para um chefão do crime (Morgan Freeman). Sem ter como pagar a dívida, ele decide aplicar um golpe contratando o veterano e decadente ator de westerns Duke Montana (Tommy Lee Jones) para um novo filme, porém com a ideia de matar o sujeito durante as filmagens para receber o seguro. 

Esta comédia tem como único ponto de destaque o trio de veteranos que parecem se divertir sem preocupações com a qualidade do filme. A premissa até poderia ser melhor desenvolvida, ao invés das sequências que beiram o pastelão e a clara participação de dublês em diversas cenas, principalmente as com cavalos. O resultado é um filme totalmente descartável.

Nenhum comentário: