O Crime de Alcásser (El Caso Alcásser, Espanha, 2019) – Nota 6,5
Direção – Elias Leon Siminiani
Documentário
Em 13 de novembro de 1992, três garotas adolescentes desaparecem no caminho entre a cidade de Alcásser na Espanha e uma casa noturna em uma vila vizinha. A investigação leva a um terrível crime que mudará a vida das famílias dos envolvidos e também a um enorme circo armado pela imprensa.
Esta série documental em cinco episódios detalha de forma competente durante os primeiros três episódios como diversos personagens se envolveram na história causando um verdadeiro caos. Os últimos dois episódios perdem um pouco da força por baterem na mesma tecla de forma repetitiva e sem grande emoção, além de inserir um viés ideológico desnecessário nos minutos finais.
Fica a clara impressão de que o objetivo do documentário não era buscar a verdade ou confirmar se os condenados foram realmente os culpados, mas sim detalhar os absurdos como a péssima investigação da polícia, a forma inescrupulosa como a imprensa tratou o caso e até mesmo criticar o pai de uma das garotas que durante anos encabeçou uma duvidosa campanha que o tornou famoso.
É uma história pesada que poderia ter sido melhor contada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário