quinta-feira, 30 de maio de 2024

Caminhos Tortos

 


Caminhos Tortos (Shortcomings, EUA, 2023) – Nota 6
Direção – Randall Park
Elenco – Justin H. Min, Sherry Cola, Ally Maki, Tavi Gevinson, Debby Ryan, Sonoya Mizuno, Timothy Simmons, Jacob Batalon, Randall Park.

Ben (Justin H. Min) fracassou na tentativa de ser cineasta e terminou como gerente de um decadente cinema em Berkeley na Califórnia. Quando sua namorada de longa data (Ally Maki) decide mudar para Nova York após algumas discussões, Ben tenta se adaptar a nova situação sem entender as atitudes das pessoas ao seu redor. 

Esta mistura de drama e comédia romântica dirigida pelo ator Randall Park segue uma nova linha de filmes que utilizam um elenco com atores e atrizes de origem oriental para tentar fazer sucesso no rastro das ótimas produções sul-coreanas. 

A narrativa e a história lembram os filmes de Woody Allen, em que o protagonista sincero e de humor ácido entra em conflito com as pessoas que criam personagens para abraçar o politicamente correto e que se ofendem com qualquer palavra ou citação que não concordem. 

O protagonista tem defeitos e virtudes e uma vida profissional sem perspectivas, enquanto os demais personagens são estereótipos do mundo atual. A amiga lésbica, a garota indecisa, a atriz performática bizarra, os atendentes nerds do cinema e até o estranho sujeito que tenta viver como um oriental. 

Fica difícil saber se a ideia do roteiro e do diretor foi criticar o protagonista que é mal visto aos olhos dos jovens atuais, ou se foi mostrar a superficialidade destes mesmos jovens. Pode ser que o objetivo tenha sido criticar as duas visões antagônicas de mundo.

Nenhum comentário: