sexta-feira, 10 de abril de 2020

O Farol & O Mistério do Farol


O Farol (The Lighthouse, Canadá / EUA, 2019) – Nota 7
Direção – Robert Eggers
Elenco – Willem Dafoe, Robert Pattinson.

New England, final do século XIX. O veterano Thomas (Willem Dafoe) e o jovem Ephraim (Robert Pattinson) são deixados numa pequena ilha isolada para cuidar de um farol durante um período. 

Thomas é um sujeito duro que gosta de mandar e que demonstra uma estranha atração por algo no topo de farol, local que ele impede Ephraim de entrar. Não demora para as diferenças entre os dois virem à tona, situação que piora na medida em que passa o tempo e o isolamento começa a influenciar nas atitudes da dupla. 

Robert Eggers chamou a atenção da crítica em sua estreia na direção do complexo “A Bruxa”, suspense que explora lendas e contos folclóricos. Neste segundo trabalho ele novamente entrega um filme repleto de simbolismos através de um roteiro que brinca com lendas e histórias do mar, como o canto da sereia, o marujo beberrão e o próprio farol que existia para guiar os navios, mas que aqui serve também como instrumento para mostrar como os seus responsáveis perderam o caminho na vida. 

A narrativa entrecortada e várias sequências que variam entre o estranho, o exagerado e o surreal nas alucinações resultam numa obra indicada para poucos cinéfilos, principalmente aqueles que gostam de filmes que fogem do lugar comum, mesmo com defeitos. 

Vale destacar a bela fotografia em preto e branco que passa a impressão de estarmos vendo um filme antigo e as interpretações fortes de Willem Dafoe e Robert Pattinson. 

O Mistério do Farol (The Vanishing, Inglaterra, 2018) – Nota 6
Direção – Kristoffer Nyholm
Elenco – Gerard Butler, Peter Mullan, Connor Swindells, Gary Lewis, Soren Malling, Olafur Darri Olafsson.

Escócia, 1900. Thomas (Peter Mullan), James (Gerard Butler) e Donald (Connor Swindells) são responsáveis por manter ligado um farol na remota Ilha de Flannan. O grupo deve trabalhar durante um determinado período, até ser substituído. O problema é que a valiosa carga de um pequeno barco que naufraga e chega na ilha se torna o estopim de um terrível conflito. 

Este longa é inspirado na história real do “Mistério da Ilha Flannan”, em que três faroleiros desapareceram sem deixar vestígios. Como jamais se descobriu o que aconteceu com estes homens, ficaram abertas as possibilidades para um roteiro ficcional explorar o porquê do desaparecimento. 

A história criada é interessante e até verossímil, explorando ganância, remorso e os problemas psicológicos causados pelo isolamento. O problema é que o roteiro entrega a sequência mais forte pouco depois do meio do filme, como se o clímax chegasse antes da hora. A narrativa irregular é outro ponto negativo, exagerando nas situações dramáticas e criando algumas passagens mortas. 

É um filme em que o boa premissa foi mal aproveitada.

6 comentários:

Liliane de Paula disse...

"O Farol" está na minha interminável lista.
Bjs,

Hugo disse...

Liliane - É um filme bem diferente, até mesmo estranho.

Bjs

Marília Tasso disse...

Maravilhoso, quero rever! Dafoe é um monstro da atuação!

Hugo disse...

Marília - É uma grande atuação.

Abraço

Pedrita disse...

só vi o mistério do farol, é bem mais ou menos, mas a aparição do menino é completamente descabida. um furo total. se ficasse só na morte dos dois e o fim fecharia melhor pq nao tem ocmo explicar como q o garoto apareceu e ficou escondido enquanto todos os horrores aconteciam. o outro ainda quero muito ver. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - "O Farol" é superior, vale a pena ser visto.

Bjs