sexta-feira, 17 de abril de 2020

Filmes Brasileiros

Cristina Quer Casar (Brasil, 2003) – Nota 5
Direção – Luiz Villaça
Elenco – Denise Fraga, Marco Ricca, Fábio Assunção, Suely Franco, Rogério Cardoso, Julia Lemmertz, Renata Mello.

Cristina (Denise Fraga) é uma mulher solitária que deseja casar. Ela decide procurar um noivo pela decadente agência de casamentos de Chico (Marco Ricca). Após encontrar vários pretendentes, Cristina se apaixona por Paulo (Fábio Assunção), enquanto o próprio Chico também passa a se interessar por ela. Típica comédia romântica de encontros e desencontros com personagens peculiares e trama previsível.

Amores Possíveis (Brasil, 2001) – Nota 5,5
Direção – Sandra Werneck
Elenco – Murilo Benício, Carolina Ferraz, Emilio de Mello, Beth Goulart, Irene Ravache.

Um desencontro entre o casal Carlos (Murilo Benício) e Júlia (Carolina Ferraz) abre o caminho para o roteiro explorar três desfechos diferentes na relação, tendo sempre a importante participação do amigo Pedro (Emilio de Mello) e da mãe de Carlos (Irene Ravache). Mesmo voltado apenas para o drama familiar, a premissa de explorar três histórias com os mesmos personagens diferentes tem inspiração no ótimo longa alemão “Corra Lola, Corra” produzido três anos antes. Infelizmente aqui a narrativa segue o estilo novelesco comum ao gênero nas produções brasileiras.

Pequeno Dicionário Amoroso (Brasil, 1997) – Nota 5,5
Direção – Sandra Werneck
Elenco – Andréa Beltrão, Daniel Dantas, Mônica Torres, Tony Ramos, José Wilker, Glória Pires.

O roteiro detalha do início ao fim o relacionamento entre Gabriel (Daniel Dantas) e Luiza (Andréa Beltrão) através de uma narrativa que tenta ser poética explorando palavras para explicar cada fase do relacionamento. É um filme que começa de forma até interessante, mas aos poucos a repetição de situações e algumas cenas patéticas acabam cansado. O filme teve uma sequência em 2015.

Caramuru – A Invenção do Brasil (Brasil, 2001) – Nota 4 
Direção – Guel Arraes
Elenco – Selton Mello, Camila Pitanga, Luis Melo, Tonico Pereira, Deborah Secco, Debora Bloch, Pedro Paulo Rangel, Diogo Vilela.

Portugal, 1500. Diogo (Selton Mello) é um pintor que após um problema com uma mulher termina deportado para o Brasil como punição. A caravela que o transporta naufraga e Diogo é encontrado  na praia por índios. Enquanto tenta se adaptar ao novo mundo, Diogo ganha o nome de Caramuru entre os índios e se envolve com a bela Paraguaçu (Camila Pitanga). Explorando o mesmo estilo do sucesso de “O Auto da Compadecida”, porém exagerando na narrativa absurda e com situações dignas de novela, o diretor Guel Arraes entrega um filme histriônico.

Lisbela e o Prisioneiro (Brasil, 2003) – Nota 7
Direção – Guel Arraes
Elenco – Selton Mello, Débora Falabella, Virginia Cavendish, Marco Nanini, Bruno Garcia, Tadeu Mello, André Mattos, Livia Falcão.

O malandro Leléu (Selton Mello) chega a uma pequena cidade do Nordeste e se envolve com a sonhadora Lisbela (Débora Falabella), porém é obrigado a enfrentar um rival apaixonado pela garota (Bruno Garcia) e fugir do assassino Frederico Evandro (Marco Nanini), que pretende vingar sua honra após descobrir que sua esposa (Virginia Cavendish) o traiu com Leléu. Depois do exagerado “Caramuru”, o diretor Guel Arraes acertou a mão neste longa que faz rir pelos diálogos afiados e as atuações marcante de Selton Mello e de um impagável Marco Nanini. 

5 comentários:

Pedrita disse...

eu acho esquisitíssimo ainda separar filmes como os outros e os brasileiros. eu gosto desses filmes antigos q mencionou. lisbela não é um grande filme, mas bem mágico. cristina quer casar é engraçadinho, é um gênero q continua recorrente. eu amo amores possíveis. adoro a ideia de um desencontro e várias possibilidades. as pessoas tem a mania de achar q se fosse diferente seria melhor, não necessariamente. são muitas variáveis. caramuru é uma graça, minha mãe não cansava de rever. nunca gostei de pequeno dicionário amoroso, tanto q não vi o segundo. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - Não vejo como uma separação. No post eu apenas citei porque são 5 filmes brasileiros, não teria espaço para digitar os cinco títulos na descrição.

Assim como poderiam ser 5 filmes argentinos, espanhóis, etc...

Bjs

José Gomes disse...

Desses aí, eu só assisti Lisbela e o Prisioneiro.

Liliane de Paula disse...

Gostaria de assisti: "Cristina quer casar" porque gosto muito de tudo que Denise Fraga.
E tudo que ela faz, acho que sempre faz bem.
Bjs,

Hugo disse...

José - Eu considero o melhor da lista.

Liliane - Denise Fraga tem muitos fãs e um estilo único de atuar.

Abraço