sexta-feira, 26 de julho de 2019

Perdoai as Nossas Dívidas

Perdoai as Nossas Dívidas (Rimetti a Noi i Nostri Debiti, Itália / Suíça / Albânia / Polônia, 2018) – Nota 7
Direção – Antonio Morabito
Elenco – Claudio Santamaria, Marco Giallini, Jerzy Stuhr, Flonja Kodheli.

Em Roma, Guido (Claudio Santamaria) está desempregado e cheio de dívidas. Ao ser atacado por um cobrador, Guido decide pedir emprego na mesma empresa onde o sujeito trabalha, para assim tentar pagar seus débitos. 

Ele é contratado e inicia o trabalho auxiliando o cobrador Franco (Marco Giallini), um sujeito arrogante que usa métodos pouco ortodoxos para receber as dívidas. 

A princípio sentindo-se mal com a forma como Franco trabalha, aos poucos Guido se entrega a chance de ganhar dinheiro e mudar de vida, mesmo sabendo que o tipo de cobrança utilizado pelo parceiro é no mínimo imoral. 

A premissa desta longa é diferente e criativa ao mostrar como funciona o mercado de cobranças de dívidas na Itália, situação muito parecida com que o ocorre em países de terceiro mundo. O roteiro toca em pontos polêmicos como ganância, falta de moralidade e remorso.

Os dois protagonistas lidam de formas diferentes com o serviço sujo que fazem, sendo que Franco apela até mesmo para a religião. Algumas sequências são engraçadas e outras cruéis. 

É um filme interessante, que mesmo não sendo desenvolvido da melhor forma e deixando um final em aberto, ainda vale a sessão para quem curte obras diferentes.

2 comentários:

Luli Ap. disse...

Gostei apesar de que achei o final ficou devendo (com o perdão do trocadilho), masssssss vale ressaltar frase do filme: nesse negócio o difícil é não se envolver.
Embora muitos de nós #oremos o Pai Nosso, difícil é praticar o Assim como nós perdoamos os nossos devedores 😏😏

Hugo disse...

Luli - Perfeito. Na teoria tudo é muito fácil, enquanto na vida real é cada um por si.

Bjs