quarta-feira, 3 de julho de 2019

Nostalgia

Nostalgia (Nostalgia, EUA, 2018) – Nota 7
Direção – Mark Pellington
Elenco – Jon Hamm, Catherine Keener, Ellen Burstyn, Bruce Dern, John Ortiz, Nick Offerman, Amber Tamblyn, Chris Marquette, James Le Gros, Arye Gross, Beth Grant.

Pequenas histórias sobre perdas e lembranças são interligadas em sequência. Tudo começa com um especialista em seguros (John Ortiz) que visita um velho viúvo (Bruce Dern) para analisar seus pertences antigos e na sequência atende uma idosa (Ellen Burstyn) que teve a casa consumida pelo fogo. 

A trama segue para o encontro de uma personagem com o dono de uma loja de objetos esportivos para colecionador (Jon Hamm), que em seguida viaja para visitar a irmã (Catherine Keener) que deseja esvaziar a casa dos pais que mudaram para a Flórida. 

O roteiro escrito por Alex Ross Perry foca nas lembranças que cada objeto pode trazer na vida de uma pessoa. O que parece insignificante em termos de valor monetário pode ter um valor sentimental imensurável para o dono. 

A questão da percepção de que a melhor parte da vida já tenha passado é outro fato explorado pelo roteiro, situação que causa tristeza e sofrimento. 

O ritmo lento pode não agradar, mas se casa perfeitamente com as pequenas tramas e principalmente com a ideia principal do roteiro. A “nostalgia” é lenta, triste e contemplativa. 

É um drama diferente que me agradou.

6 comentários:

Liliane de Paula disse...

Gosto muito de Catherine Keener e até o Jon Hamm (Mad Men) e a história possível, certamente com locações lindas da minha amada "América".
Vai para minha lista.
Não achei no YouTube(agora).
Bj

Hugo disse...

Liliane - Eu gostei do filme.

Marília Tasso disse...

Opa, esse não passou pelo meu radar, coloquei na lista já.

Hugo disse...

Marília - Descobri no tv a cabo e gostei.

Luli Ap. disse...

Deve ser triste :/
Ao mesmo tempo deve ser instigante acompanhar as lembranças que podem ser tanto de saudades como serem mola propulsora de inspiração.
Curioso pensar que o que é tão importante para uns pode não ter significado nenhum pra outros.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Hugo disse...

Luli - A importância dada a algum objeto ou fato é algo totalmente pessoal. O filme parte desta perspectiva para contar pequenas histórias sobre pessoas comuns que precisam lidar com perdas e saudade.

Bjs