segunda-feira, 15 de julho de 2019

Em Busca do Tesouro Desaparecido

Em Busca do Tesouro Desaparecido (Los Buscadores, Paraguai, 2017) – Nota 7,5
Direção – Juan Carlos Maneglia & Tana Schembori
Elenco – Tomás Arredondo, Cecilia Torres, Christian Ferreira, Mario Toñanez, Sandra Sanabria, Leticia Panambi Sosa, Nelly Davalos, Martin Oviedo.

A Guerra do Paraguai que destruiu o país no século XIX rendeu a lenda de que as pessoas ricas teriam enterrado tesouros em vários locais com medo de serem roubadas pelas tropas argentinas e brasileiras. Desta lenda nasceram os chamados “Buscadores”, pessoas que utilizam mapas e pistas para tentar localizar os tesouros. 

Um destes mapas é encontrado pelo jovem Manu (Tomás Arredondo) dentro de um livro de seu avô que não consegue se comunicar por causa de um AVC. Junto com o amigo Fito (Christian Ferreira), Manu procura informações com o velho buscador Don Elio (Mario Toñanez) para decifrar o  mapa. 

Não demora para eles acreditarem que o tesouro do mapa está enterrado em um local onde foi construída uma embaixada. Manu decide se aproximar de uma empregada (Cecilia Torres) para tentar entrar na embaixada 

Cinco anos depois do ótimo “7 Caixas”, o melhor filme da história do cinema paraguaio, o casal de diretores Juan Carlos Maneglia e Tana Schembori entregou outro ótimo longa que mistura aventura, policial e comédia. 

A busca pelo tesouro em meio a um local urbano rende criativas sequências de perseguição e violência. O roteiro amarra muito bem a trama sem apelar para exageros, fazendo com que vários personagens gananciosos se cruzem na caçada, entregando ainda algumas boas reviravoltas, além de brincar com a lenda de que a busca ao tesouro seria uma maldição. 

O longa é uma ótima surpresa.

4 comentários:

Luli Ap. disse...

Já quero assistir.
Caça ao tesouro, boa trama, ação na medida exata, reviravoltas.
Acho que nunca assisti um filme do Paraguai.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Hugo disse...

Luli - É um filme ágil e divertido. Procure também "7 Caixas", que é um longa paraguaio ainda melhor do que este.

Bjs

Marília Tasso disse...

Já quero ver, adorei demais o "7 Caixas".

Hugo disse...

Marília - Você vai gostar deste tb.

Abraço