sábado, 20 de julho de 2019

Demônio & Gritos Mortais


Demônio (Devil, EUA, 2010) – Nota 7
Direção – John Erick Dowdle
Elenco – Chris Messina, Logan Marshall Green, Jenny O’Hara, Bojana Novakovic, Bokeem Woodbine, Geoffrey Arend, Jacob Vargas, Matt Craven, Joshua Peace, Caroline Dhavernas.

Um homem pula de um edifício cometendo suicídio. Em seguida, cinco desconhecidos ficam presos no elevador do mesmo edifício. Uma série de fatos incomuns impedem que o elevador volte a funcionar, ao mesmo tempo em que os ocupantes entram em conflito entre si, pressionados por uma força fora do normal. O detetive (Chris Messina) que investiga o suicídio, também tenta entender o que está ocorrendo no elevador. 

A história escrita pelo famoso diretor M. Night Shyamalan explora a lenda urbana latina de que um suicídio abre o caminho para o demônio agir. Este fio de história é muito bem explorado pelo diretor John Erick Dowdle, do também assustador “Assim na Terra Como no Inferno”. 

Ele consegue criar um clima de desespero e desconfiança entre os desconhecidos dentro do elevador, além de acertar na trama paralela em que o personagem de Chris Messina investiga o caso utilizando as câmeras de segurança. Vale citar ainda o interessante papel de Jacob Vargas como o segurança religioso que acredita no sobrenatural e tem medo do demônio. 

É basicamente um competente filme B de suspense e terror.

Gritos Mortais (Dead Silence, EUA, 2007) – Nota 6
Direção – James Wan
Elenco – Ryan Kwanten, Amber Valletta, Donnie Wahlberg, Michael Fairman, Joan Heney, Bob Gunton, Laura Regan.

Jamie (Ryan Kwanten) recebe uma correspondência anônima contendo um enorme boneco de ventríloquo. Em seguida, sua esposa (Laura Regan) é assassinada. Acreditando que o boneco carrega uma maldição referente uma lenda contada em sua cidade natal, Jamie retorna para o local em busca de respostas. 

O diretor James Wan e o roteirista e ator Leigh Whannell ficaram famosos com o sucesso de “Jogos Mortais” em 2004. Este “Gritos Mortais” foi o trabalho seguinte da dupla que utilizou vários elementos semelhantes ao filme anterior, inclusive escalando Donnie Wahlberg como policial, papel igual ao da franquia. 

Apesar de ser muito mais um terror sobrenatural, o roteiro também tenta esconder a identidade do vilão principal até a sequência final, utilizando o mesmo formato da franquia “Jogos Mortais” ao repetir várias cenas de forma resumida para explicar o que realmente aconteceu. 

O problema aqui é que a surpresa da identidade do vilão não é assim tão difícil de ser descoberta. O ótimo clima de suspense pontuado por um trilha sonora marcante compensa um pouco as falhas. 

É um filme apenas razoável e esquecível.

5 comentários:

José Gomes disse...

São dois filmes que agradam. Gritos Mortais, em especial, chama mais atenção e principalmente por ser um filme de James Wan.

Abraço.

Liliane de Paula disse...

Acho que assisti "Demônios".
Lembro da cena do elevador, do desespero no elevador.
Mas não lembro do suicídio.

Tentei assistir a "Morte de Stalin" da sua resenha mas ele ainda está no Telecine para ser alugado.
E não vou alugar filme se já pago um absurdo na NET-Claro (mais de 800,00).
Vou esperar que seja liberado.

Hugo disse...

José - Eu gostei mais de "Demônio", mesmo com "Gritos Mortais" sendo de James Wan.

Liliane - Seu plano está bem caro.

Luli Ap. disse...

Huuuuummmmm gosto de terror leve 😊😊
Esses parecem mais assustadores, desses que fazem a gente dormir com as luzes acesas acho que vou passar.

Hugo disse...

Luli - Eu estou acostumado com o gênero, não chego a ficar assustado. O "Demônio" seria o mais assustador para que tem medo.

Bjs