quinta-feira, 25 de julho de 2019

Anon

Anon (Anon, Alemanha / EUA / Canadá, 2018) – Nota 6
Direção – Andrew Niccol
Elenco – Clive Owen, Amanda Seyfried, Colm Feore, Joe Pingue, Jean Michel Le Gal.

No futuro as pessoas desenvolveram a habilidade de rever suas memórias como se fossem um filme e ao mesmo tempo acessar informações de outras pessoas que cruzam seu caminho. 

Neste contexto, o detetive Sal Frieland (Clive Owen) é encarregado de investigar alguns crimes em que o autor conseguiu hackear “a visão” da vítima, ou seja, escondeu sua identidade. As pistas levam até uma garota (Amanda Seyfried) que não tem registro algum. 

O diretor e roteirista Andrew Niccol estreou no cinema em 1997 com a ficção “Gattaca – A Experiência Genética” que se passava em um futuro dominado pela tecnologia que era era utilizada como ferramenta de controle e exclusão. 

A premissa deste “Anon” tem semelhanças com o mesmo tipo de sociedade, potencializada pelas descobertas tecnológicas dos últimos vinte anos e do que poderá surgir à partir deste ponto. 

Infelizmente o filme perde pontos pela narrativa fria e arrastada, em que falta emoção até mesmo nas poucas cenas de ação. O personagem perdido de Clive Owen também não passa empatia alguma para o espectador. O roteiro ainda entrega uma estranha reviravolta no final. 

É um longa que deixa a desejar.

4 comentários:

Pedrita disse...

gostei demais desse filme, foi uma grata surpresa. achei redondo. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - Eu achei a premissa muito boa, mas o filme apenas razoável.

Bjs

Luli Ap. disse...

Que pena que não cumpre o prometido, que o protagonista não causa empatia e até a reviravolta é estranha :/

Hugo disse...

Luli - Eu considero uma ficção genérica.

Bjs