domingo, 14 de julho de 2019

A Morte de Stalin

A Morte de Stalin (The Death of Stalin, Inglaterra / França / Bélgica / Canadá / EUA, 2017) – Nota 7,5
Direção – Armando Iannucci
Elenco – Steve Buscemi, Simon Russell Beale, Jeffrey Tambor, Michael Palin, Adrian McLoughlin, Jason Isaacs, Dermot Crowley, Paul Whitehouse, Andrea Riseborough, Olga Kurylenko, Rupert Friend, Paddy Considine.

Moscou, União Soviética, 1953. A súbita morte do ditador Josef Stalin (Adrian McLoughlin) desencadeia uma série de alianças e traições entre os membros do conselho soviético que desejam tomar o lugar do falecido. 

Baseado numa comic book sobre os bastidores da sucessão de Stalin, este longa dirigido pelo escocês Armando Iannucci é uma deliciosa sátira ao absurdo regime comunista. 

O roteiro explora o medo das pessoas em desagradar algum poderoso e assim serem colocada em uma lista de inimigos a serem enviados para prisão ou executados. Esta situação cria sequências bizarras como a repetição do concerto musical e o desespero do diretor do teatro em telefonar para Stalin no horário exato. 

Os divertidos diálogos e o desenvolvimento dos personagens são outros acertos. Steve Buscemi como um falante e desbocado Nikita Khrushchev, que sucederia Stalin, Simon Russell Beale perfeito como o rival canalha Beria e um impagável Jeffrey Tambor no papel do idiota Malenkov. 

Vale citar ainda o casal maluco de filhos de Stalin, que são utilizados como escada pelos conspiradores que desejam chegar ao poder. 

O resultado é um divertido longa para que gosta de uma sátira política de qualidade.

4 comentários:

Luli Ap. disse...

Não sou muito fã de sátiras, mas fiquei curiosa com a sucessão de Stalin e por ser baseado em uma comic book.

Hugo disse...

Luli - Também não sou grande fã de sátiras, considero um gênero desgastado, mas gostei bastante deste filme. Valeu arriscar.

Bjs

Liliane de Paula disse...

Mas o filme tem muito da verdadeira história?
Se tiver me interessa.
Acabei de vê o documentário no HBO sobre Trostky que me pareceu um ser humano da pior espécie e que demorou muito a ser assassinado.
Tenho uma pequena biografia de Stalin (e do Trostky, de Lenin) mas não lembro de nada do que li.
Vai ser interessante se conseguir assistir, Hugo.
Bjs

Hugo disse...

Liliane - A história é verdadeira, mas o formato do filme é uma sátira. Ficou divertido e inteligente.