sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

O Retorno de um Herói

O Retorno de um Herói (Taking Chance, EUA, 2009) – Nota 7,5
Direção – Ross Katz
Elenco – Kevin Bacon, Paige Turco, John Magaro, Tom Aldredge, Gordon Clapp, Mike Colter, Ann Dowd, Tom Wopat, Noah Fleiss, John Bedford Lloyd, Felix Solis, Victor Slezak.

Abril de 2004. O Tenente-Coronel Mike Strobl (Kevin Bacon) é um veterano da Guerra do Golfo que agora ocupa uma função administrativa. 

Sem muita explicação, Mike se oferece para levar o corpo de um soldado morto no Iraque até sua cidade natal. Durante o percurso, ele se surpreende e se emociona com a reação das pessoas que testemunham o transporte do corpo. 

Baseado em um livro autobiográfico do verdadeiro Mike Strobl, este longa retrata com sensibilidade a forma como o governo americano tenta diminuir a dor dos familiares dos soldados mortos em combate. 

Vários filmes detalham a volta dos soldados vivos que sofrem para se reintegrar a sociedade, carregando traumas físicos ou psicológicos. A proposta aqui é mostrar o outro lado, através de um processo respeitoso para homenagear as vidas perdidas. 

O protagonista vivido por Kevin Bacon sente-se dividido por não ter voltado à guerra, mas ao mesmo tempo aliviado por todos os dias estar ao lado da esposa e dos filhos. A viagem com o corpo do soldado morto é uma forma de se sentir útil ao país novamente. 

O filme é extremamente curto e sensível, uma obra diferente sobre um tema espinhoso como a guerra. 

3 comentários:

Luli Ap. disse...

Olá Hugo
Deve mesmo ser emocionante, uma maneira diferente de ver a volta da guerra.
VC assistiu A melhor escolha com Bryan Cranston, Steve Carrel e Laurence Fishburne?
Tem uma pegada parecida com a desse filme.
Ótimo fds pra vc e todos aí
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Luli Ap. disse...

*Carell
eita corretor ortográfico viu?

Hugo disse...

Luli - Vi e gostei bastante de "A Melhor Escolha".

Bjs