quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Operação Red Sparrow

Operação Red Sparrow (Operation Red Sparrow, EUA, 2018) – Nota 6,5
Direção – Francis Lawrence
Elenco – Jennifer Lawrence, Joel Edgerton, Matthias Schoenaerts, Charlotte Rampling, Jeremy Irons, Mary Louise Parker, Ciaran Hinds, Joely Richardson, Bill Camp, Thekla Reuten, Douglas Hodge, Sakina Jaffrey.

Dominika Egorova (Jennifer Lawrence) é um bailarina do Bolshoi que após sofrer um acidente em cena tem sua carreira encerrada. Sem saber o que fazer da vida e precisando cuidar da mãe doente (Joely Richardson), Dominika aceita participar de um trabalho como espiã para o tio (Matthias Schoenaerts) que é diretor do serviço secreto russo. 

A situação sai do controle e a jovem se vê presa a um destino cruel. Ela é enviada para uma escola de espiões, onde é obrigada a passar por diversas humilhações para salvar sua vida. Em paralelo, um agente americano (Joel Edgerton) luta para manter em segredo a identidade de um oficial russo que é seu informante, 

A premissa lembra os filmes de espionagem dos anos sessenta, inclusive na questão de mostrar a Rússia como um país que ainda estaria em Guerra Fria contra os Estados Unidos. A falta de cenas de ação e a frieza da narrativa são outros detalhes que também levam ao cinema clássico dos anos sessenta, resultando em um filme cansativo e enrolado. 

O diretor Francis Lawrence tenta dar um ar de modernidade ao inserir cenas fortes ligadas ao sexo, porém sem erotismo algum. Tentativas de estupro, humilhações e submissão fazem parte do cardápio. Jennifer Lawrence entrega uma interpretação corajosa e ousada. 

É um filme estranho, com mais sequências bizarras do que interessantes, além do segredo revelado no final que não é assim tão difícil do espectador descobrir.

5 comentários:

Liliane de Paula disse...

Não sou fã do estilo mas estava na lista porque está no Telecine.
E gosto muito de Jennifer Lawrence.
Mas cada dia ando preferindo filmes leves.
Acho que vou desistir.

Estou assistindo "Garota Legal", agora.

Já adotou outro cão?
Não demore.
Tem muitos precisando.
Lana Cristina hoje teve novo "desmaio".
Se fosse minha paciente diria que estava com Histerismo.
Mas como é cardíaca nem pode tomar todo tipo de medicação.

Pedrita disse...

eu gostei bastante. beijos, pedrita

Hugo disse...

Liliane - Vamos adotar uma cachorrinha em breve.

Pedrita - Eu esperava mais.

Bjs

Luli Ap. disse...

Aaaaaiinnnn eu gostei!
E confesso que não percebi em nenhum momento quem era o agente.
Aliás achei criativo ela dizer que era o tio!
Bjos Luli

Hugo disse...

Luli - Eu achei uma trama mais enrolada do que complexa. Eu esperava mais.

Bjs