sábado, 5 de janeiro de 2019

Experimentos

Experimentos (Experimenter, EUA, 2015) – Nota 6,5
Direção – Michael Almereyda
Elenco – Peter Sarsgaard, Winona Ryder, Jim Gaffigan, Edoardo Ballerini, John Palladino, Anthony Edwards, John Leguizamo, Anton Yelchin, Taryn Manning, Ned Eisenberg, Tom Farrell, Lori Singer, Josh Hamilton, Vondie Curtis Hall, Kellan Lutz, Dennis Haysbert.

Em 1961, o psicólogo Stanley Milgram (Peter Sarsgaard) comandou um experimento em que uma pessoa era responsável por dar um choque elétrico em outra que errasse a resposta de questões sobre memória. 

Milgram e seus auxiliares escondiam da pessoa que “apertava o botão” que os choques eram falsos, na verdade o objetivo era analisar a questão da obediência cega. 

Milgram queria entender como os nazistas conseguiram que milhares de soldados cometessem crimes de guerra baseados apenas na obediência a um superior. 

O roteiro seleciona momentos da vida profissional de Milgram após o tal experimento e como isso impactou sua carreira, principalmente por causa de colegas de profissão que o acusaram de falta de ética por enganar os participantes. 

Entender os resultados da experiência se mostra mais interessante do que o filme, que apresenta uma narrativa fria, além de vários pulos no tempo. 

Por outro lado, o diretor Michael Almereyda acerta ao colocar o protagonista conversando direto com o espectador para explicar seus pensamentos e suas experiências. 

É um filme indicado para quem tem curiosidade e interesse em psicologia e análise de comportamento.

2 comentários:

Luli Ap. disse...

Eu gosto da temática.
Fiquei curiosa com o resultado do experimento.
Também tenho curiosidade em saber o que leva algumas pessoas a obedecerem sem questionar :/
Já anotei aqui.

Hugo disse...

Luli - O experimento é extremamente interessante, apesar de polêmico.

Bjs