segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Shade - Nos Bastidores do Jogo

Shade – Nos Bastidores do Jogo (Shade, EUA, 2003) – Nota 6,5
Direção – Damian Nieman
Elenco – Stuart Townsend, Gabriel Byrne, Thandie Newton, Sylvester Stallone, Jamie Foxx, Melanie Griffith, Hal Holbrook, Bo Hopkins, Dina Merrill, Mark Boone Junior, Tony Amendola, Roger Guenveur Smith, Tony Burton.

Miller (Gabriel Byrne) e sua parceira Tiffany (Thandie Newton) são golpistas que agem em Las Vegas. Eles planejam ganhar uma bolada em uma jogatina clandestina. Para isso, eles se unem ao especialista em manipular cartas Vernon (Stuart Townsend) e ao jogador Jennings (Jamie Foxx). Este primeiro golpe é apenas um passo para o objetivo maior, que seria enfrentar Stevens (Sylvester Stallone), considerado uma lenda entre os jogadores de pôquer.  

Cassinos e mesas de jogos são elementos clássicos de filmes sobre golpes. Aqui, o filme explora este contexto e se apoia em personagens marginais que tentam enriquecer na base da esperteza e do talento com as cartas, além de duas reviravoltas não tão surpreendentes assim. 

Apesar da narrativa segurar a curiosidade do espectador, o roteiro falha ao inserir uma participação boba da Máfia. Além disso, as cenas nas mesas de jogos também são mornas. 

Como curiosidade, em um dos diálogos durante uma partida, um personagem é chamado de “Cincinnati”, que seria uma referência ao clássico sobre pôquer “A Mesa do Diabo (The Cincinnati Kid”), longa de Norman Jewison que trazia um sensacional duelo de jogadores entre o então novato Steve McQueen e o veterano Edward G. Robinson.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Conheci a Thandie Newton no seriado ER e não gostava dela por conta do personagem que ela fazia.
Ela está no seriado Westworld.

Hugo disse...

Liliane - Assisti alguns episódios de "ER", mas nunca fui fã. Era um estilo um pouco novelesco pro meu gosto.