sábado, 7 de maio de 2016

Terra Prometida

Terra Prometida (Promised Land. EUA / Emirados Árabes Unidos, 2012) – Nota 7
Direção – Gus Van Sant
Elenco – Matt Damon, John Krasinski, Frances McDormand, Rosemary DeWitt, Hal Holbrook, Titus Welliver, Terry Kinney, Tim Guinee, Lucas Black, Scoot McNairy.

Steve Butler (Matt Damon) está prestes a conseguir uma promoção no trabalho, mas antes disso precisa fechar um complicado negócio numa pequena cidade. 

Ao lado de Sue (Frances McDormand), Steve tem a missão de comprar as fazendas da região e também convencer o conselho da cidade a aprovar a exploração de gás natural por sua empresa, a corporação Global. 

Acreditando que irá convencer facilmente as pessoas simples da cidade, a dupla de negociantes se surpreende ao ser confrontada por um veterano professor de ciências (Hal Holbrook) que sabe que a exploração de gás poderá contaminar a águas e as terras da região, além de um militante ambientalista (John Krasinski) que deseja brecar os avanços da Global. 

O roteiro escrito em parceria pelos atores Matt Damon e John Krasinski foca na ambição desmedida de muitas grandes empresas que visam explorar determinado recurso natural para lucrar, sem se importar com a natureza ou com as vidas que serão afetadas.

Como um dos personagens cita, os maiores prejudicados são sempre os mais pobres, que recebem ofertas aparentemente interessantes no momento, sem imaginar que as consequências podem ser trágicas. 

Apesar de uma pequena surpresa em relação a um personagem na parte final, no geral o filme é apenas correto e os conflitos são previsíveis, assim como o desfecho. 

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Quase vi esse filme na Sky, acho.
Ou está na lista da NetFlix.
Só sei que me interessei pelo filme.
E gosto muitooooo de Matt Damon.

Vc, como sempre, econômico nas notas(risos).
Tenho aqui do meu lado sua lista de 17 melhores filmes.
Da lista assisti 7.
Estou correndo atrás dos outros.

Hugo disse...

Liliane - Legal, espero que tenha gostado dos filmes que indiquei.