sexta-feira, 6 de maio de 2016

Operação Invasão

Operação Invasão (Serbuan Maut ou The Raid: Redemption, Indonésia / França / EUA, 2011) – Nota 7,5
Direção – Gareth Huw Evans
Elenco – Iko Uwais, Joe Taslim, Donny Alamsyah, Yayan Ruhian, Pierre Gruno, Ray Sahetapy.

Um grupo de vinte policiais de elite, uma espécie de SWAT da Indonésia, tem a missão de invadir um enorme edifício na periferia de Jacarta dominado por traficantes para prender o chefão da quadrilha. A ação dos policiais gera uma violenta reação dos traficantes, transformando o velho edifício numa zona de guerra. 

O diretor Gareth Evans consegue entregar um ótimo filme de ação explorando um fio de história. Dentro do roteiro, ainda surgem duas situações pessoais em relação ao confronto entre policiais e criminosos, mas o ponto principal é a ação quase ininterrupta, que explora os espaços do decadente edifício através de tiroteios, brigas com espadas, machetes, martelos e tudo mais que esteja a mão, além de ótimas cenas de Kung Fu. 

O estilo violento e criativo nas cenas de ação lembra bastante os filmes comandados por John Woo em Hong Kong nos anos oitenta e noventa. 

O longa teve uma continuação em 2014, filme que ainda não assisti, mas que muitos críticos consideram ser ainda melhor que este. 

3 comentários:

Liliane de Paula disse...

Nunca ouvi falar do filme nem dos atores.
Mas, pode ser interessante.
Sem chance de vê porque não tem no NetFlix nem na TV, certamente.

Gustavo H.R. disse...

Um filme de ação sem frescuras. Também não vi a continuação, mas quero ver.

Cumps.

Hugo disse...

Liliane - É um filme de ação puro.

Gustavo - O filme vai direto ao ponto.

Abraço