segunda-feira, 14 de março de 2016

Homens, Mulheres e Filhos

Homens, Mulheres e Filhos (Men, Women & Children, EUA, 2014) – Nota 8
Direção – Jason Reitman
Elenco – Adam Sandler, Jennifer Garner, Rosemarie Dewitt, Judy Greer, Dean Norris, Emma Thompson, Tinothée Chalamet, Olivia Crocicchia, Kaitlyn Dever, Ansel Elgort, J. K. Simmons, Dennis Haysbert.

Ao mesmo tempo em que tecnologia atual coloca o mundo ao alcance de todos, cada vez mais as pessoas se isolam do mundo real. O diretor Jason Reitman explora as consequências da influência do avanço da tecnologia nos relacionamentos entre pais, filhos e casais, misturando com os problemas comuns existentes em qualquer relação pessoal. 

Num típico subúrbio americano, vários personagens enfrentam dilemas pessoais. Um casal em crise busca parceiros pela internet, seu filho se excita apenas com pornografia virtual, um jovem desiste do esporte e se entrega aos jogos virtuais após sua mãe abandonar o casamento, uma jovem tem o objetivo de ficar famosa a qualquer custo, enquanto outra passa fome com medo de ganhar peso e por fim, uma mãe superprotetora vigia a vida virtual da filha com rigor extremo. 

Uma das grandes sacadas de Reitman foi mostrar como os clichês comuns às relações pessoais se modificaram com a chegada das redes sociais. A mãe antiga que não deixava a filha sair sozinha, hoje é aquela que utiliza programas para rastrear o celular da garota. O cônjuge insatisfeito que procurava parceiros conhecidos para trair, hoje com a internet encontra sexo com algum desconhecido facilmente. 

Vale destacar a narração de Emma Thompson, que no início e no final do longa cita o lançamento da sonda Voyager pela Nasa em 1977, que carregava milhões de sons e imagens da Terra para o caso dela ser encontrada por habitantes de outro planeta. A ironia é que quase quarenta anos depois, muitas das informações dentro da Voyager perderam o sentido. Neste período, nosso mundo mudou bastante, enquanto nossos erros e acertos como seres humanos continuam os mesmos. 

3 comentários:

Liliane de Paula disse...

Será que esses sons e imagens, levadas, tiveram algum sentido?
O que vc acha?
O filme me parece muito bom.
E vc deu uma boa nota.
Os atores, bons.
Quem sabe encontro no PopCorn Time.
Já disse que meu técnico não conseguiu achar o Kodi.

Marília Tasso disse...

Muito bom! Levanta assuntos atualíssimos, merecia ser mais conhecido!

Hugo disse...

Liiane - O mundo mudou muito. A ideia de enviar imagens e o sons em uma sonda espacial hoje parece algo muito ingênuo, quase uma brincadeira sem sentido.

O filme é um ótimo drama, vale a sessão.

Marília - O roteiro aborda temas atuais com extremamente sensibilidade.

Até mais