sexta-feira, 11 de março de 2016

Perdido em La Mancha

Perdido em La Mancha (Lost in La Mancha, Inglaterra / EUA, 2002) – Nota 7,5
Direção – Keith Fulton & Louis Pepe
Documentário com Terry Gilliam, Phil Patterson, Johnny Depp, Jean Rochefort.

Terry Gilliam era o único americano do grupo inglês Monty Python, que marcou época nos anos setenta e oitenta com seu humor ferino e politicamente incorreto, tanto na tv, quanto no cinema. Após o final do grupo, cada integrante seguiu seu caminho no cinema, com Gilliam se tornando um diretor de uma criatividade impar e também de um azar na mesma proporção. Todos os seus filmes são visualmente fantásticos e com histórias malucas como a cabeça do diretor. Esta experimentação rendeu grandes filmes como “Os Doze Macacos” e “Brazil: O Filme”. 

A marca de azarado começou no final dos anos oitenta, quando Gilliam rodou o divertido “As Aventuras do Barão Munchausen”, longa que estourou o orçamento rapidamente e que foi finalizado com muitos problemas, inclusive brigas com o produtor que prometeu mais dinheiro do que realmente tinha. 

Gilliam seria "premiado" novamente com o azar em 2009, quando o ator Heath Ledger faleceu no meio das filmagens de “O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus”. O fato foi contornado pela criatividade do diretor, que modificou o roteiro e contratou três atores diferentes para finalizar o trabalho de Ledger, o que surpreendentemente funcionou. 

A grande maldição da carreira de Gilliam é a obsessão para levar às telas “O Homem que Matou Don Quixote”. Parte desta saga é contada neste documentário sobre a fracassada tentativa de produzir o filme em 2000. São várias situações bizarras e equívocos, que a história chega a ser engraçada. 

Em 2000, Gilliam já estava há dez anos tentando filmar o roteiro em Hollywood sem sucesso, quando aceitou diminuir o valor do orçamento e conseguiu o dinheiro com um produtor francês. Com a pré-produção pronta na Espanha e um elenco que seria encabeçado pelo francês Jean Rochefort como Don Quixote e Johnny Depp como um personagem que seria confundido pelo protagonista como Sancho Pança, além da cantora francesa Vanessa Paradis e alguns atores ingleses como Peter Vaughan, Bill Patterson e Miranda Richardson, o longa começou a ser filmado e os problemas surgiram. 

Logo no primeiro dia, Gilliam descobriu que local de filmagem ficava próximo a uma base militar, sendo que várias vezes ao dia jatos sobrevoavam a região fazendo um enorme barulho. Dias depois, uma tempestade destruiu todo o set de filmagem. Para completar a tragédia, assim que as filmagens recomeçaram, o ator Jean Rochefort reclamou de fortes dores nas costas. Ao voltar para França para ser atendido por seu médico, ele descobriu que não poderia voltar a montar a cavalo, o que praticamente destruiu as chances do filme terminar. 

Este doc na verdade seria o making of do filme, mas acabou se tornando o relato vivo de um grande fracasso. 

Por incrível que pareça, até hoje Terry Gilliam tenta levar seu Don Quixote às telas, mas continua sem sucesso.

Nenhum comentário: