segunda-feira, 28 de março de 2016

Filmes Ruins com Vampiros - Resenhas Rápidas

A Rainha dos Condenados (Queen of the Damned, EUA / Austrália, 2002) – Nota 4
Direção – Michael Rymer
Elenco – Stuart Townsend, Aaliyah, Marguerite Moreau, Paul McGann, Lena Olin, Vincent Perez, Bruce Spence.

O vampiro Lestat (Stuart Townsend) se adaptou ao mundo atual e se tornou um astro de rock. Sua músicas terminam por despertar a poderosa rainha dos vampiros (Aaliyah), que deseja ter Lestat ao seu lado e aniquilar os demais vampiros. Para detê-la, será necessário a união de vários vampiros. O sucesso de “Entrevista com o Vampiro” rendeu esta verdadeira bomba baseada em uma obra de Anne Rice. Com um roteiro cheio de furos, personagens rasos e péssimas interpretações, pouco se salva aqui. O filme ganhou um mórbido destaque na época pela morte da cantora Aaliyah em um acidente de avião pouco antes do lançamento.

Vampiros – Os Mortos (Vampires: Los Muertos, EUA, 2002) – Nota 4
Direção – Tommy Lee Wallace
Elenco – Jon Bon Jovi, Cristian De La Fuente, Natasha Gregson Wagner, Arly Jover, Diego Luna, Darius McCrary.

Um equipe de caçadores de vampiros liderada por Derek (Jon Bon Jovi) persegue chupadores de sangue pelo interior do México. Sua equipe é formada por um padre (Christian De La Fuente), uma bela jovem (Natasha Gregson Wagner) e dois ajudantes (Darius McCrary e Diego Luna). A situação fica complicada quando o grupo é contratado para caçar uma poderosa vampira (Arly Jover). Este longa é uma sequência do divertido “Vampiros” que John Carpenter dirigiu quatro anos antes. O diretor e todo elenco pularam fora desta sequência, que deixa a clara o nível deste péssimo caça-níquel.

Vampiros do Deserto (The Forsaken, EUA, 2001) – Nota 6
Direção – J. S. Cardone
Elenco – Kerr Smith, Brendan Fehr, Johnathon Schaech, Izabella Miko, Phina Oruche, Simon Rex, Carrie Snodgress.

Sean (Kerr Smith) está atravessando o país de carro quando aceita dar carona a um desconhecido (Brendan Fehr). O que ele não sabe é que o jovem foi mordido por um vampiro e que precisa matar seu algoz antes de se transformar, para que possa voltar ao normal. Pelo caminho, eles cruzam com uma garota (Izabella Miko) que também foi atacada pelo mesmo vampiro. Este road movie vampiresco explora uma premissa típica dos filme B de suspense inserindo um vampiro como vilão. Algumas sequências são interessantes e o diretor explora bem a locação no deserto. O resultado é apenas razoável.  

Drácula 2000 (Dracula 2000, EUA, 2000) – Nota 5
Direção – Patrick Lussier
Elenco – Jonny Lee Miller, Gerard Butler, Christopher Plummer, Justine Waddell, Jennifer Sposito, Colleen Ann Fitzpatrick, Omar Epps, Sean Patrick Thomas, Danny Masterson, Lochlyn Munro, Nathan Fillion.

Van Helsing (Christopher Plummer) é dono de uma loja de antiguidades em Londres. O que ninguém sabe é que ele esconde o caixão de Drácula (Gerard Butler), seu grande inimigo aparentemente imortal. Numa determinada noite, um grupo de ladrões invade o local e entre vários objetos, leva também o caixão. Assim que descobre o roubo, Van Helsing sai a caça dos ladrões, sendo seguido por seu ajudante Simon (Jonny Lee Miller). O hábito de Hollywood em atualizar histórias clássicas começava a dar as caras no final dos anos noventa, quase sempre resultando em bombas. Esta produção muda completamente a trama de Drácula através de um péssimo roteiro repleto de situações mal explicadas, como o roubo do caixão por exemplo. Nem mesmo as cenas de suspense e terror se sustentam. Na época, Jonny Lee Miller falhava na tentativa de se tornar astro, conseguindo colocar a carreira nos eixos apenas em 2012 com a série “Elementar”, enquanto Gerard Butler ainda era quase um desconhecido, sequer aparecendo em algumas capas do filme.  

Vlad, O Príncipe das Trevas (Dark Prince: The True Story of Dracula, EUA, 2000) – Nota 4
Direção – Joe Chappelle
Elenco – Rudolf Martin, Jane March, Roger Daltrey, Christopher Brand, Michael Sutton, Peter Weller.

Na Transilvânia, Vlad (Rudolf Martin) é o filho do violento Drácula que aterrorizou a região. Ao herdar o reino do pai, Vlad precisa enfrentar seus inimigos com a mesma violência, ficando conhecido com “O Empalador”. Em meio as lutas para manter o reino, Vlad ainda precisa lidar com o sofrimento de sua amada Lidia (Jane March), que tem pesadelos com os horrores cometidos pelo marido. Mais uma adaptação bizarra e violenta da história de Drácula, que tenta contar a origem do personagem. São interessantes as locações na Romênia, mas pouco se salva além disso. O elenco cheio de canastrões não ajuda. Como curiosidade, o alemão Rudolph Martin repetiu o papel de vampiro no mesmo ano em um episódio da série “Buffy””, que fazia sucesso entre os adolescentes na época.

Vampiros Modernos (Modern Vampires, EUA, 1988) – Nota 4
Direção – Richard Elfman
Elenco – Caspen Van Dien, Natasha Gregson Wagner, Rod Steiger, Gabriel Casseus, Kim Cattrall, Craig Ferguson, Natasha Lyonne, Robert Pastorelli, Natasha Andreichenko, Udo Kier, Flex, Brent Briscoe, Conchata Ferrell, Marco Hofschneider.

Em Los Angeles, a vampira Nico (Natasha Gregson Wagner) se passa por prostituta para se alimentar do sangue de clientes. Com o número de mortes aumentando, o chefe dos vampiros conhecido como Conde (Robert Pastorelli), deseja matar Nico por considerar que ela não segue as regras dos vampiros. Para defender Nico, outro vampiro chamado Dallas (Caspar Dien) decide enfrentar o Conde. No meio da guerra entre vampiros, surge o obcecado Dr. Van Helsing (Rod Steiger) em busca de vingança. Produzido para tv, este longa é o verdadeiro “samba do vampiro doido”, com várias sequências de humor negro e situações absurdas. O curioso é o elenco repleto de canastrões conhecidos, além do antigo astro Rod Steiger. 

Um Vampiro no Brooklin (Vanpire in Brooklyn, EUA, 1995) – Nota 5
Direção – Wes Craven
Elenco – Eddie Murphy, Angela Bassett, Allen Payne, Kadeem Hardison, John Whiterspoon, Zakes Mokae, Joanna Cassidy, Mitch Pilleggi.

Maximilian (Eddie Murphy) é o último sobrevivente de um raça de vampiros que viviam no Caribe. Com o objetivo de manter a espécie viva, Maximilian segue para os EUA à procura de Rita (Angela Bassett), com quem deseja procriar. A mulher é uma policial que é filha de um vampiro com uma humana. A tentativa de misturar comédia com terror e policial resultou num péssimo filme, um dos piores das carreiras de Wes Craven e Eddie Murphy. Nada funciona, nem mesmo o romance entre Murphy e Angela Bassett.

Inocente Mordida (Innocent Blood, EUA, 1992) – Nota 6
Direção - John Landis
Elenco- Anne Parillaud, Anthony LaPaglia, Robert Loggia, Don Rickles, David Proval, Luiz Guzman, Leo Burmester, Angela Bassett, Chazz Palminteri, Sam Raimi, Tony Sirico, Kim Coates, Marshall Bell, Leo Burmester.

Marie (Anne Parillaud) é uma vampira que se alimenta apenas de bandidos. Ao atacar um chefão mafioso (Robert Loggia), Anne não consegue matar o sujeito, fato que o transforma em vampiro. O sujeito utiliza seu novo “dom” para transformar seus capangas em vampiros. Para deter o criminosos, Anne se aproxima de uma detetive (Anthony LaPaglia), que se torna seu parceiro na caça aos novos vampiros. O diretor John Landis, especialista em comédias, já não estava nos melhores dias da carreira quando comandou este longa, mesmo assim a mistura de filme policial com humor negro rende algumas boas sequências com muito sangue e violência. Um filme razoável, nada mais do que isso. 

Um Estranho Vampiro (Vampire’s Kiss, EUA, 1988) – Nota 5
Direção – Robert Bierman
Elenco – Nicolas Cage, Maria Conchita Alonso, Jennifer Beals, Kasi Lemmons, Bob Lujan, Elizabeth Ashley, Jennifer Lund.

O editor Peter (Nicolas Cage) acredita ter seduzido a bela Rachel (Jennifer Beals), sem saber que a jovem é uma vampira e tem outras intenções. Durante o sexo, Rachel morde Peter. No dia seguinte, Peter começa a sofrer com a transformação que acontece aos poucos. A luz que incomoda, o desejo por sangue e outras situações atormentam o sujeito, que chega a procurar uma psicanalista (Elizabeth Ashley) que não acredita em sua história. Para complicar ainda mais, Peter sofre pelo desejo de morder sua voluptuosa secretaria Alva (Maria Conchita Alonso). Recheado de humor negro absurdo e com uma atuação exagerada de Nicolas Cage, este longa foi um dos primeiros erros da carreira do ator. O filme vale apenas para ver duas atrizes sensuais dos anos oitenta. A eterna estrela de “Flashdance” Jennifer Beals e a ex-miss Venezuela Maria Conchita Alonso. 

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Vc já viu tudo isso sobre Vampiros?

Hugo disse...

Liliane - São filmes que assisti durante vários anos e fiz anotações. Decidi postar de uma vez.