quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

O Exótico Hotel Marigold 1 & 2


O Exótico Hotel Marigold (The Best Exotic Marigold Hotel, Inglaterra / EUA / Emirados Árabes Unidos, 2011) – Nota 7,5
Direção – John Madden
Elenco – Judi Dench, Tom Wilkinson, Dev Patel, Bill Nighy, Maggie Smith, Penelope Wilton, Ronald Pickup, Celia Imrie, Diana Hardcastle, Tina Desai, Lillete Dubey, Denzil Smith.

Na Inglaterra, alguns idosos descobrem o anúncio de um hotel em Jaipur na Índia, que se diz especialista em receber pessoas da terceira idade que queiram passar seus últimos anos de vida em um local exótico. A viúva Evelyn (Judi Dench), o juiz aposentado Graham (Tom Wilkinson), o casal Douglas e Jean (Bill Nighy e Penelope Wilton), o galanteador Norman (Ronald Pickup), a caçadora de maridos Madge (Celia Imrie) e a ranzinza Muriel (Maggie Smith) encaram a aventura. Ao chegar no local, encontram um hotel decadente dirigido pelo agitado Sonny (Dev Patel), que sonha em transformá-lo em um grande empreendimento. 

Este simpático longa foca nas relações humanas e sentimentais na terceira idade e também nas mudanças sociais e econômicas que estão ocorrendo na Índia, resultando numa disputa entre a modernidade e as tradições. Esta questão da tradição é dissecada na briga entre Sonny e sua mãe (Lillete Dubey), que não aceita o namoro do jovem com uma garota (Tina Desay) que trabalha em uma empresa de telemarketing. 

O destaque é o ótimo elenco de veteranos britânicos, que defendem com talento seus personagens, sendo que cada um deles tem uma motivação diferente para estar ali. É interessante como o roteiro desenvolve cada personagem e a forma como eles encaram a nova vida, num local com costumes totalmente diferentes do que estavam acostumados na Inglaterra. 

É um filme que passa a ideia de que não existe idade para sonhar, basta viver o máximo enquanto é possível.  

O Exótico Hotel Marigold 2 (The Second Best Exotic Marigold Hotel, Inglaterra / EUA, 2015) – Nota 6,5
Direção – John Madden
Elenco – Judi Dench, Dev Patel, Bill Nighy, Maggie Smith, Richard Gere, Ronald Pickup, Celia Imrie, Diana Hardcastle, Tina Desai, Lillete Dubey, Tamsin Greig, David Strathairn, Denzil Smith, Penelope Wilton, Shazad Latif, Claire Price.

Acostumados com a nova vida na Índia, os veteranos ingleses agora enfrentam os problemas do dia a dia. Transformar uma paixão platônica em romance, superar uma traição e a busca pelo amor são os novos desafios. Enquanto isso, Sonny (Dev Patel) tem a ajuda de Muriel (Maggie Smith), com quem viaja aos Estados Unidos em busca de parceria com uma grande rede hoteleira para a abertura de uma filial do Hotel Marigold. Além disso, Sonny precisa se preparar para o casamento com Sunaina (Tina Desai) e ainda enfrentar a possível concorrência de um ex-amigo que voltou para a cidade. 

O charme e a sensibilidade do filme original diminuem bastante nesta sequência que perde muito tempo nas confusões causadas por Sonny, tanto pelo ciúme da noiva, quanto pelo desespero em agradar um novo hóspede (Richard Gere), que ele acredita ter sido enviado pela corporação americana para analisar seu hotel. Mesmo as crises enfrentadas pelos idosos são pouco profundas em relação ao filme original. Não chega a ser um filme ruim, mas perde muito na comparação. 

Para quem gosta do cinema indiano, vale destacar as sequências do noivado e do casamento entre Sonny e Sunaina, filmadas ao estilo dos longas produzidos em Bollywood.

3 comentários:

Pedrita disse...

eu gostei muito do primeiro. vou ver se tenho coragem de ver o segundo. é muito poético. beijos, pedrita http://mataharie007.blogspot.com.br/2013/05/o-exotico-hotel-marigold.html

Marcelo Keiser disse...

O primeiro eu assisti e gostei muito. O segundo ainda não conheço, mas certamente já vale uma conferida se esse preservar um pouco da essência poética do primeiro.

abraço

Hugo disse...

Pedrita e Marcelo - O segundo é inferior.

Abraço