terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Brooklyn

Brooklyn (Brooklyn, Irlanda / Inglaterra / Canadá, 2015) – Nota 8
Direção – John Crowley
Elenco – Saoirse Ronan, Domhnall Gleeson, Emory Cohen, Jim Broadbent, Julie Walters, Jane Brennan, Fiona Glascott, Jessica Paré.

Em meados dos anos cinquenta, a jovem Eilis Lacei (Saoirse Ronan) deixa uma pequena cidade na Irlanda para viver em Nova Iorque.

Mesmo com a ajuda de um padre (Jim Broadbent) que a indica para um emprego e consegue um bom lugar para morar, Eilis a princípio sofre com a distância da mãe e da irmã, até conhecer Tony (Emory Cohen), um jovem filho de italianos.

Uma determinada situação faz Eilis voltar à sua cidade, fato que a deixa em dúvida sobre a comodidade de morar em casa ou o sonho de viver na América. 

Poucas vezes o cinema retratou o tema da imigração de forma tão sensível, sem apelar para o melodrama, focando apenas em uma jovem comum que sonha com uma vida melhor através do trabalho. Os pequenos dramas do dia a dia que a garota Eilis enfrenta são situações universais, lógico que voltados para a realidade dos anos cinquenta. 

O ótimo roteiro é valorizado pela grande interpretação de Saoirse Ronan, que é americana descendente de irlandeses e pela belíssima recriação de época. 

É um ótimo drama que merece ser visto.  

6 comentários:

Gustavo H.R. disse...

Merece mesmo ser visto. Saoirse brilha, uma estrela nasce. Lindo filme.

Cumps.

Hugo disse...

Gustavo - É bem provável, além de ótima atriz, ela é belíssima também.

Abraço

Marília Tasso disse...

Saoirse Ronan é incrível, linda e talentosa, todos os filmes que vi com ela amei. Esse ainda não conferi, mas verei em breve!
Abraços!

Hugo disse...

Marília - Concordo e neste filme ela te uma ótima atuação.

Abraço

Pedrita disse...

eu gostei, só achei q exageraram. não é tudo isso para concorrer a melhor filme. beijos, pedrita

Pedrita disse...

tem um filme maravilhoso sobre imigraçaõ, novo mundo http://mataharie007.blogspot.com.br/2008/09/novo-mundo.html