terça-feira, 12 de janeiro de 2016

O Grande Lebowski

O Grande Lebowski (The Big Lebowski, EUA / Inglaterra, 1998) – Nota 7,5
Direção – Joel & Ethan Cohen
Elenco – Jeff Bridges, John Goodman, Julianne Moore, Steve Buscemi, David Huddleston, Philip Seymour Hoffman, Tara Reid, John Turturro, Peter Stormare, Flea, Ben Gazzara, David Thewlis, Jon Polito, Sam Elliott, Philip Moon, Mark Pellegrino, Torsten Voges.

Jeff Lebowski (Jeff Bridges) é um desocupado que gosta de ser chamado de Dude (“Cara”), passa o dia fumando maconha e parece um hippie saído dos anos sessenta. Quando dois capangas de um bookmaker o confundem com um milionário de mesmo nome (David Huddleston) e o enchem de porrada para cobrar uma dívida da esposa vagabunda do sujeito (Tara Reid), o fato dá início a uma maluca jornada de Dude, que deseja ressarcimento pelos bandidos terem urinado em seu tapete. 

Com auxílio de seus amigos de boliche Walter (John Goodman), um veterano obcecado pelo Vietnã e o medroso Donny (Steve Buscemi), Dude se envolve com os mais diversos e estranhos personagens, com destaque para a filha do milionário (Julianne Moore), um trio de bandidos niilistas (Peter Stormare, Flea e Torsten Voges) e um pervertido jogador de boliche (John Turturro). 

Comparado por muitos com o ótimo e superior “Queime Depois de Ler”, este “O Grande Lebowski” tem a seu favor a presença de um dos personagens mais engraçados da história do cinema. O maluco Dude está com certeza entre os três melhores trabalhos da carreira do astro Jeff Bridges. 

O personagem é ao mesmo tempo um drogado com o cérebro danificado e um exemplo de crítica ácida ao americano médio que vive alienado, não dando a mínima para o que ocorre ao seu redor, até que algum fato interfira em sua vida e o faça se mexer. Os personagens coadjuvantes também são caricaturas críticas da sociedade americana. 

Como é comum nos trabalhos dos Irmãos Cohen, os diálogos são estranhos e engraçados e a parte técnica é perfeita, inclusive as cenas surreais das “viagens” de Dude quando ele está chapado. 

Para quem gosta do estilo dos diretores, este longa é uma ótima opção de diversão.

2 comentários:

Amanda Aouad disse...

Como você bem definiu, é um filme para quem gosta do estilo dos Coen. Como adoro, está na minha lista de bons filmes apesar de concordar que não seja dos melhores deles.

bjs

Hugo disse...

Amanda - Também gosto do estilos dos diretores, mas este filme acaba se destacando mais pela interpretação de Jeff Bridges.

Bjos