sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Caro Francis

Caro Francis (Brasil, 2010) – Nota 7
Direção – Nelson Hoineff
Documentário

Mais do que um jornalista, Paulo Francis foi uma figura pitoresca e sem limites em meio a uma profissão onde a maioria prefere fazer média para não entrar em conflito com os poderosos. Este documentário dirigido por seu amigo Nelson Hoineff disseca a trajetória pessoal e profissional do jornalista, entrevistando amigos e também dando a palavra a alguns inimigos. 

Paulo Francis trabalhou como crítico de teatro, foi colunista dos jornais Folha de SP e do Estado de SP e ficou muito conhecido como comentarista político e de fatos em geral em telejornais da Rede Globo. Seu último trabalho na TV foi no canal GNT no programa Manhattan Connection, que está no ar até hoje. 

Francis tinha uma estranha dicção, era um sujeito cheio de contradições e conhecido por dizer o que pensava, sendo considerado por muitos como machista, preconceituoso e fascista. Nos dias atuais ele faria muito sucesso na TV, mas também provavelmente teria de enfrentar vários processos. 

O doc tem como base depoimentos de diversas pessoas que comentam sobre fatos importantes da carreira de Francis, como sua briga com o ator Paulo Autran por causa de uma crítica negativa de uma peça de teatro, a saída da Folha de SP e também a famosa acusação contra diretores da Petrobrás, que na época foi tratada como invenção, mas que hoje se mostra bem menos maluca após o escândalo do Petrolão. 

Esta acusação foi rebatida pelo então presidente de estatal que o processou utilizando advogados da empresa solicitando uma indenização de cem milhões por danos morais. Para muitos dos seus amigos, este processo destruiu a saúde física e psicológica de Francis, que faleceu em 1997. O doc cita ainda um possível erro do médico particular de Francis, que teria dado um diagnóstico errado dias antes de sua morte. 

Como informação, o diretor Nelson Hoineff comandou também os documentários “O Homem Pode Voar” sobre Santos Dumont e “Alô, Alô Terezinha” sobre o apresentador Chacrinha. Hoineff também foi o criador do programa de TV “Documento Especial”, exibido em sua primeira fase na extinta Rede Manchete entre 1989 e 1991. Temas como tráfico de drogas, rachas entre automóveis, prostituição, produção de filmes pornográficos e violência eram retratados sem pudor. O programa foi o primeiro a mostrar o chamado “Mundo Cão Brasileiro” em detalhes e criou um novo estilo de jornalismo verdade na TV. 

Este “Caro Francis” é um documentário correto, que vale mais como homenagem a figura de Paulo Francis. 

2 comentários:

Pedrita disse...

eu comecei a ver, mas tenho muita dificuldade. fico saudosa demais do paulo francis e do daniel piza, não consigo ver inteiro. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - Paulo Francis era odiado por muitos, mas também respeitado por outros tantos. Suas opiniões eram sempre fortes. Daniel Piza se foi muito cedo, infelizmente.

Bjos