quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Zuzu Angel

Zuzu Angel (Brasil, 2006) – Nota 6,5
Direção – Sergio Rezende
Elenco – Patrícia Pillar, Daniel de Oliveira, Leandra Leal, Alexandre Borges, Luana Piovani, Aramis Trindade, Ângela Vieira, Flavio Bauraqui, Regiane Alves, Othon Bastos, Caio Junqueira, Paulo Betti, Nelson Dantas, Elke Maravilha, Paulo Betti.

No início dos anos setenta, a estilista Zuzu Angel (Patrícia Pillar) está no auge da carreira, inclusive conhecida fora do Brasil. Sua vida vira de ponta cabeça quando seu filho Stuart (Daniel de Oliveira) é preso pelos agentes da ditadura e desaparece. Stuart era um estudante que participava de um grupo revolucionário e que tinha pouco contato com a mãe. 

Decidida a encontrar o filho, Zuzu inicia sua peregrinação por quartéis do exército e da aeronáutica, posteriormente procurando ajuda com políticos e personalidades, comprando uma perigosa briga com a ditadura, tudo isto até sua morte em um suspeito acidente de automóvel em 1976. 

O diretor Sergio Rezende é especialista em transportar para as telas histórias reais, vide “Lamarca”, “O Homem da Capa Preta” e “Mauá – O Imperador e o Rei”, porém seu estilo é certinho demais, em alguns casos lembram as produções para tv, como este “Zuzu Angel”. 

A proposta do roteiro é mostrar a luta de uma mãe em busca do corpo do filho e de justiça, fato valorizado pela boa interpretação Patrícia Pillar. O que incomoda um pouco é a narração over da personagem principal, descrevendo uma carta onde conta sua trajetória de luta, até o momento em que acreditava estar marcada para morrer. 

As idas e vindas do roteiro tentam passar um estilo moderno, mas na realidade deixam a narrativa confusa, com lapsos de tempo mal explicados. 

A ingenuidade das frases ditas pelo personagem de Daniel de Oliveira e por sua esposa vivida por Leandra Leal também são constrangedoras. 

O resultado é um filme didático, que defende uma tese sobre os fatos ocorridos com a estilista, mas que deseja a deixar na questão da emoção e na narrativa.

4 comentários:

Pedrita disse...

esse filme é incrível, patrícia pillar arrasa. triste parte da nossa história. e que incrível figurinista a zuzu angel. gostei de conhecer um pouco mais o trabalho dela. tb amei a exposição no itaú cultural sobre ela. embora muito triste. http://mataharie007.blogspot.com.br/search?q=zuzu+angel

Hugo disse...

Pedrita - Considero a história de vida de Zuzu mais interessante que o filme, que na minha opinião é apenas razoável.

Bjos

Amanda Aouad disse...

É, a vida de Zuzu Angel é mesmo incrível e Patrícia Pillar está muito bem como a estilista, mas o filme fica aquém mesmo. A música de Chico no final, é a melhor coisa.

bjs

Hugo disse...

Amanda - A atuação de Patrícia Pillar é realmente muito boa.

Não sou fã de Chico Buarque e do seu estilo musical, mas concordo que a música no final foi uma bela homenagem à estilista.

Bjos