sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

A Música Serve Pra Isso

A Música Serve Pra Isso (Brasil, 2013) – Nota 6,5
Direção – Bel Bechara & Sandro Serpa
Documentário

A dupla André Abujamra (filho do ator Antônio Abujamra) e Maurício Pereira se conheceram no início dos anos oitenta e montaram a banda “Os Mulheres Negras”. Na época, o país vivia a explosão do rock e a proposta da dupla era algo marginal ao que as grandes gravadoras desejavam. Mesmo assim, eles começaram a tocar na noite de SP e foram descobertos por acaso pelo produtor Peninha Schmidt enquanto tocavam em uma biblioteca. 

Misturando diversos estilos musicais com letras criativas e montando shows como se fossem peças de teatro, “Os Mulheres Negras” se tornaram uma atração cult. O documentário detalha a carreira através de depoimentos de pessoas que conviveram e trabalharam com a dupla, além de cenas de shows antigos, que são verdadeiras raridades, até a separação em 1990, quando partiram para outros projetos. 

Depois disso, Maurício Pereira seguiu em diversos trabalhos solos, enquanto André Abujamra montou a fantástica banda “Karnak”, que chegou a ter quinze integrantes. No “Karnak”, Abujamra evoluiu nas ótimas letras das músicas, rodeado por músicos talentosos e principalmente nas montagens dos shows, verdadeiras performances teatrais muitos melhores do que na época de “Os Mulheres Negras”. Abujamra também é conhecido pela trilha sonora de vários filmes brasileiros como “Durval Discos”, “ Caminho das Nuvens” e “A Encarnação do Demônio”, entre outros. 

O doc vale como curiosidade para quem deseja saber um pouco mais ou conhecer “Os Mulheres Negras”, porém minha dica é ouvir “Karnak”, um projeto muito mais interessante.

Nenhum comentário: