quinta-feira, 5 de junho de 2014

Os Cafajestes

Os Cafajestes (Brasil, 1962) – Nota 6
Direção – Ruy Guerra
Elenco – Jece Valadão, Norma Bengell, Daniel Filho, Lucy de Carvalho.

O malandro Jandir (Jece Valadão) e o playboy Vavá (Daniel Filho) armam um esquema para levar Leda (Norma Bengell), que é amante do tio de Vavá, para uma praia deserta e fotografá-la sem roupa para desta forma extorquir o velho. Vavá precisa de dinheiro para salvar o pai da falência e oferece a Jandir seu carro conversível para ajudá-lo no golpe. 

A dupla consegue tirar as fotos e humilhar a mulher, mas esta faz um proposta para um golpe maior. Fazer o mesmo com a filha de seu amante, a jovem Vilma (Lucy de Carvalho), que é prima de Vavá e assim exigir uma quantia maior de dinheiro ao pai da garota. Novamente eles conseguem tirar as fotos, porém a atração de Vavá por Vilma e a crise na relação entre Jandir e Leda atrapalham os planos iniciais. 

Considerado um clássico do chamado Cinema Novo, este drama me decepcionou, muito pelo lentidão da narrativa e principalmente pela crise existencial dos personagens, num estilo que tenta copiar a Novelle Vague francesa, mas que deixa o sentimento de vazio. Não é um tipo de cinema que me agrada, fica a impressão de ser um filme que força a barra para se considerado uma obra intelectual ou algo do gênero. 

Muito da fama desta obra vem das cenas ousadas para a época, como a sequência em que Norma Bengell corre nua pela praia atrás do carro da dupla de malandros e a cena em que eles fumam maconha nas ruínas do forte ao lado de antigos canhões. 

No final me pareceu muita fama para pouco cinema.

2 comentários:

Pedrita disse...

esse filme é simplesmente maravilhoso. não entendo como não entrou na programação do telecine cult. obra de arte. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - Não gostei muito do filme, esperava mais.

bjos