quarta-feira, 18 de junho de 2014

Cova Rasa

Cova Rasa (Shallow Grave, Inglaterra, 1994) – Nota 7,5
Direção – Danny Boyle
Elenco – Kerry Fox, Christopher Eccleston, Ewan McGregor, Keith Allen, Ken Stott.

Três amigos dividem um apartamento em Edimburgo, capital da Escócia. David (Christopher Eccleston) é um sujeito certinho que namora com Juliet (Kerry Fox), uma garota aparentemente com os pés na realidade, enquanto Alex (Ewan McGregor) é o irresponsável do trio. Mesmo com personalidades diferentes, a amizade parece ser verdadeira, fato demonstrado nas brincadeiras que eles fazem ao entrevistar outros jovens procurando um novo companheiro para morar no apartamento e assim ajudar a pagar o aluguel. 

Os amigos acabam escolhendo o estranho Hugo (Keith Allen), que logo no primeiro dia morre de overdose. Antes de chamarem a polícia, eles encontram uma mala cheia de dinheiro entre os pertences do sujeito. David deseja entregar o dinheiro, mas é dissuadido por Juliet e Alex que acreditam ser uma oportunidade para mudar de vida. O que eles não imaginavam é que ao cruzar esta linha moral transformariam a amizade em desconfiança, brigas e traições. 

Esta comédia de humor negro foi o primeiro filme de Danny Boyle para o cinema, assim como também foram os primeiros trabalhos importantes de Eccleston e McGregor. 

O roteiro de John Hodge explora com inteligência as situações de humor negro, sem apelar para os exageros comuns do gênero, assim como faz uma crítica a ambição, mostrando do que o ser humano é capaz por causa de dinheiro. 

As marcas do cinema de Boyle já apareciam aqui, como o ritmo rápido da narrativa, a trilha sonora marcante e a criatividade em filmar cenas em ângulos diferentes, como na sequência em que os amigos decidem o que fazer com a mala cheia de dinheiro. 

Foi uma interessante estreia para um diretor que comprovaria seu talento em ótimos trabalhos como “Trainspotting – Sem Limites”, “Extermínio” e “Quem Quer Ser um Milionário?”.

2 comentários:

Marcelo Keiser disse...

Gostei tanto desse filme quanto de "Trainspotting". Ótimo clima e uma boa história. Realmente um trabalho muito interessante para o início de uma promissora carreira, tanto para o cineasta, quanto para Ewan McGregor.

abraço

Hugo disse...

Marcelo - Eu considero "Trainspotting" ainda melhor.

Abraço