sexta-feira, 23 de março de 2012

Hardware - O Destruidor do Futuro & O Colecionador de Almas


Hardware – O Destruidor do Futuro (Hardware, EUA / Inglaterra, 1990) – Nota 5,5
Direção – Richard Stanley
Elenco – Dylan McDermot, Stacey Travis, John Lynch, Iggy Pop, Lemmy.

Num mundo pós-apocalíptico, as pessoas vivem trancadas em suas casas no escuro para tentar se proteger da radiação que matou grande parte da população. Uma destas pessoas é a escritora Jill (Stacey Travis) que utiliza a cabeça de um robô encontrada por um nômade para criar uma obra de arte, sem saber que este robô fora desenvolvido pelos militares para aniquilar o restante da população. 

Esta ficção B com status de cult, foi elogiada por parte da crítica na época, que via o diretor sul-africano Richard Stanley como promissor, porém sua carreira não decolou, inclusive ele foi dispensado da refilmagem de “A Ilha do Dr. Moreau” ainda nos anos noventa. 

O sucesso com a crítica tem como uma das explicações o filme copiar parte idéia de “O Exterminador do Futuro II” lançado na mesma época, porém ao contrário do longa de James Cameron, este filme é lento e tem um roteiro confuso. Até mesmo a fotografia que foi elogiada por alguns não é grande coisa, já que várias cenas são escuras e mal filmadas. Para quem gosta de rock pesado, a trilha sonora é de primeira, além das participações de Iggy Pop e de Lemmy, o vocalista do Motorhead. 


O Colecionador de Almas (Dust Devil, África do Sul / Inglaterra, 1992) – Nota 5
Direção – Richard Stanley
Elenco – Robert Burke, Chelsea Field, Zakes Mokae, John Matshikiza, Marianne Sagebrecht

Após as críticas positivas de seu filme anterior, Richard Stanley conseguiu um contrato com a Miramax para outro filme chamado “O Colecionador de Almas’, porém um briga com os produtores que não aceitaram a montagem do diretor, fizeram o longa ser lançado em poucos cinemas e depois em vídeo numa versão cortada pelo estúdio. O resultado foi um longa lento e ainda mais confuso que “Hardware”. 

A história foi filmada no deserto da Namíbia, onde um viajante (Robert Burke) vaga pelo local cometendo assassinatos violentos de pessoas problemáticas. Um dos alvos é Wendy (Chelsea Field) que pensa no suicídio em virtude de sofrer com um marido violento. Ao mesmo tempo, um policial (John Matshikiza­) e um feiticeiro (Zakes Mokae­) investigam os crimes, acreditando ser obra de um “Dust Devil”, uma espécie de espírito maligno. 

A interessante premissa novamente se perde na lentidão da direção de Stanley, que ainda escolhe tons alaranjados para filmar o deserto, opção que cansa o espectador. Ficou claro que o potencial de Stanley alardeado por muitos críticos, era apenas fogo de palha.

7 comentários:

Gonga disse...

Parecem realmente muito maus filmes

Alan Raspante disse...

Nunca tinha ouvido falar deste Hardware, me pareceu até interessante, mas não sei se veria rs

Hugo disse...

Gonga e Alan - São filmes fracos, que mesmo assim tem uma certa aura de cult para alguns cinéfilos.

Abraço

nightrider disse...

procuro esses dois filmes!Vi o colecionador de almas dublado no canal TNT uma vez e adorei!
Quem os tiver,é só me contatar,OK?

Hugo disse...

Nightrider - Acredito que você encontrará estes filmes apenas para baixar. Não tenho certeza se eles foram lançados em dvd por aqui.

Abraço

Tonino disse...

Hardware é um ótimo filmes de terror e ficção, com uma bela fotografia e um clima de total desolação num futuro sem expectativas e chance para sonhos. Um mundo totalmente dominado pelo caos. Os que sobrevivem, só estão fazendo isso: sobrevivendo. Um belo filme que deve ser redescoberto.

Hugo disse...

Tonino - Apesar de ser cultuado por muitos cinéfilos, "Hardware" é um filme que não me agradou.

Abraço