sexta-feira, 30 de março de 2012

O Segredo da Cosa Nostra

O Segredo da Cosa Nostra (The Valachi Papers, França / Itália, 1972) – Nota 7
Direção – Terence Young
Elenco – Charles Bronson, Lino Ventura, Jill Ireland, Joseph Wiseman, Walter Chiari, Amedeo Nazzari.

Este longa baseado numa história real, conta a vida de Joseph Valachi (Charles Bronson), um sujeito que entra para Máfia como motorista e se torna um assassino. Quando ele se apaixona e casa com Maria (Jill Ireland, esposa de Bronson na vida real), filha de um de chefão, começam seu problemas. Joseph acaba sendo preso e resolve delatar os comparsas para o FBI, causando a ira em Dom Vito Genovese (Lino Ventura), que coloca a cabeça de Joseph a prêmio. 

O produtor italiano Dino de Laurentiis pegou carona no sucesso de “O Poderoso Chefão” e levou as telas esta interessante história, que foi copiada diversas vezes nos anos seguintes. O personagem de Bronson narra a história em flashback, contando sua ascensão dentro da Máfia e seus crimes, de uma forma seca, diferente do estilo grandioso que Coppola criou em seu clássico. 

Dos vários filmes que Charles Bronson estrelou na Europa entre 1968 e 1973, este é um dos melhores, lógico que bem longe do grande clássico “Era Uma Vez no Oeste”. 

Como curiosidade, o diretor inglês Terence Young dirigiu três filmes da série James Bond com Sean Connery, inclusive “O Satânico Dr. No” que foi a primeira aparição do agente britânico no cinema. 

Nenhum comentário: