quarta-feira, 14 de março de 2012

K-Pax - O Caminho da Luz

K-Pax – O Caminho da Lux (K-Pax, EUA / Alemanha, 2001) – Nota 8
Direção – Iain Softley
Elenco – Kevin Spacey, Jeff Bridges, Mary McCormack, Alfre Woodard, David Patrick Kelly, Saul Williams, Peter Gerety, Celia Weston, Ajay Naidu, Conchata Ferrell, Brian Howie, William Lucking, Aaron Paul, Clarke Peters.

O dr. Mark Powell (Jeff Bridges) é um psiquiatra que trabalha num instituto público em Manhattan, local que recebe um estranho paciente. O homem que foi encontrado pela policia numa estação de trem, diz se chamar Prot (Kevin Spacey) e alega ter vindo de um planeta chamado K-Pax, tendo atravessado o universo viajando através da luz. 

Tratado como um louco comum, Prot se mostra inofensivo e aos poucos surpreende a todos com suas idéias, principalmente ao provar para um grupo de astrônomos como viajou pelo espaço. Intrigado, o dr. Powell fica obcecado em descobrir a verdade por trás da história de Prot. 

Este intrigante drama faz o espectador pensar sobre os mais variados temas, como astronomia, sobre os tratamentos convencionais para as pessoas com problemas mentais, que na maioria das vezes não dão resultado algum e até mesmo sobre violência e vingança, além de uma interessante citação sobre Jesus Cristo e Buda e a importância da família. 

O final deixa margem para interpretações e um sentimento de que podemos ser melhores do que somos.

2 comentários:

Amanda Aouad disse...

É um filme instigante mesmo, principalmente por esse viés de nunca deixar claro se ele está falando a verdade ou é louco. E Kevin Spacey está ótimo como Prot.

bjs

Hugo disse...

Amanda - Esta dúvida é fundamental para prender a atenção do espectador.

Bjos