quinta-feira, 1 de março de 2012

Assalto ao Trem Blindado & 1990 - Os Guerreiros do Bronx


Quentin Tarantino é provavelmente o fã mais famoso do diretor italiano Enzo Castellari, inclusive dando a ele um pequeno papel em "Bastardos Inglórias". Castellari iniciou sua carreira nos anos sessenta e foi reconhecido somente nos anos setenta quando comandou dois filmes como Franco Nero. O longa policial “Vingador Anônimo” e o faroeste “Keoma”. Trabalhando sempre com baixo orçamento, ele seguiu a carreira dirigindo filmes de ação que copiavam o estilo americano, geralmente contratando um ou dois atores americanos de filmes B para estrelar estes longas. Neste postagem cito dois filmes de Castellari que podem ser considerados cults nos dias de hoje. O filme de guerra “Assalto ao Trem Blindado”, que inspirou “Bastardos Inglórios” de Tarantino, mesmo que a trama seja completamente diferente e “1990 – Os Guerreiros do Bronx”, que copiava o sucesso “Warriors – Os Selvagens da Noite” de Walter Hill.

Assalto ao Trem Blindado (Quel Maledetto Treno Blindato, Itália, 1978) – Nota 6,5
Direção – Enzo G. Castellari
Elenco – Bo Svenson, Fred Williamson, Peter Hooten, Ian Bannen.Michael Pergolani, Jackie Basehart.

A trama deste filme lembra um pouco o clássico “Os Doze Condenados” de Robert Aldrich, começando com um grupo de soldados prisioneiros sendo transferidos num comboio que é atacado pelos nazistas. Apenas cinco prisioneiros conseguem sobreviver e estes fogem tentando chegar à Suiça, que era um país neutro no conflito, porém eles precisam escapar dos aliados que querem prendê-los novamente e dos nazistas que são os inimigos. 

Apesar do baixo orçamento, o filme é recheado de cenas de ação, até a sequência final no trem que dá título ao filme. Com já citei, em virtude do baixo orçamento, Castellari escalou Bo Svenson e Fred Williamson nos papéis principais, dois atores americanos de filmes B e conseguiu ainda o escocês Ian Bannen em um papel coadjuvante, ele que venceu o Oscar de Coadjuvante em 1965 por “O Vôo da Fenix”. Longe de se comparar com o filme de Tarantino e deixando os absurdos de lado, este é um divertido filme de ação. 

1990 – Os Guerreiros do Bronx (1990: I Guerrieri del Bronx, Itália, 1982) – Nota 5,5
Direção – Enzo G. Castellari
Elenco – Vic Morrow, Christopher Connelly, Fred Williamson, Mark Gregory, Stefania Girolami, Enio Girolami, George Eastman.

A trama se passa em 1990 (vejam que o filme é de 1982) quando o bairro do Bronx se tornou terra sem lei. A polícia a as autoridades abandonaram o local que está dominado por gangues. Quando a jovem Ann (Stefania Girolami, filha do diretor Castellari) foge de Nova York para o Bronx e se apaixona por Trash (Mark Gregory, o italiano Marco de Gregório) líder de uma gangue de motoqueiros, seu pai que é presidente de uma grande corporação envia o assassino Hammer (Vic Morrow em seu último papel antes de falecer num acidente em “No Limite da Realidade”) para resgatar a jovem e destruir as gangues, dando início a uma guerra no Bronx. 

Inspirado em “Warriors – Os Selvagens da Noite” e utilizando cenários parecidos com “Fuga de Nova York” de John Carpenter, Castellari cria cenas violentas de brigas entre gangues usando bastões e tacos de baseball e ainda contra as armas dos policiais de Hammer. Desta vez ele conseguiu contratar três atores americanos, o sempre vilão Vic Morrow, o também já falecido Christopher Connelly e Fred Williamson para contracenar com o péssimo Mark Gregory, que conseguiria alguma fama pela trilogia trash “Thunder – Um Homem Chamado Trovão”. 

6 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

Belo texto Hugo. Sempre tive curiosidade de assistir o "Bastardos" original, bom a idéia que originou o filme do Taranta que nem é propriamente um remake.

Abraço.

Hugo disse...

Rodrigo - Nos final dos anos oitenta estes dois filmes passaram várias vezes na TV Bandeirantes.

Hoje você encontra na net.

Abraço

Supercrix disse...

Olá Hugo não sei se vc poderá me ajudar, mas como vi esse post sobre filmes italianos, lembrando alguns como A ilha dos homens peixes, Caçadores de Atlântida que passavam nos anos 80 no SBT, o polêmico Canibal Holocausto, gostaria que me ajudasse a recordar se possível um desses horrores italianos, só me lembro de uma cena em questão onde um assassino com capacete de motociclista, deixava a cabeça de uma de suas vitímas num caldeirão de sopa, agradeço se lembrar.
Obrigado.

Hugo disse...

Cristiano - Sobre a cena do filme que você citou, a princípio lembrei do próprio "Caçadores de Atlântida", onde um motoqueiro tem a cabeça cortada por um arame, mas com certeza não é deste filme a cena.

Não me lembro da cena da cabeça no caldeirão, mas pode ser que seja do filme "A Estrada para o Inferno", onde um policial rapta uma jovem para levá-la ao inferno. Em algumas cenas aparece um policial que foi enviando pelo diabo de moto usando um capacete.

Abraço

Supercrix disse...

Fala Hugo pesquisando sobre aquele filme de minha infância um terror dos anos 80 cheguei a esse blog que cita alguns filmes, creio que seja um deles, mas ainda terei que pesquisar entre eles para descobrir qual é http://nudoeselvaggio.blogspot.com.br/2012/10/night-school-aka-terror-eyes-revendo-um.html?zx=df656a64c788c62
Se curtir filmes de terror ou pra pesquisar sobre eles tente esse site não sei se vc conhece, acho que está melhor do que o Boca do Inferno http://adorofilmesdeterror.blogspot.com.br/search/label/SERIES
Abraço

Hugo disse...

Cristhiano - É bem provável que seja este "Night School", porém eu não conhecia. O filme tem a bela Rachel Ward que depois faria bons filmes.

Gostei do seu blog, vou linkar o endereço aqui.

Abraço