segunda-feira, 4 de abril de 2011

O Grande Atentado


O Grande Atentado (Path to Paradise: The Untold Story of the World Trade Center Bombing EUA, 1997) – Nota 7
Direção – Leslie Libman & Larry Williams
Elenco – Peter Gallagher, Art Malik, Ned Eisenberg, Marcia Gay Harden, Andreas Katsulas, Paul Guilfoyle, Mike Starr, Shaun Toub, Tony Gillan, Jeffrey DeMunn, Alison Janney, Mike O’Malley.

Este interessante suspense produzido pela HBO para a TV, é baseado na história real do atentado contra o World Trade Center praticado por extremistas islâmicos em 1993. Hoje este atentado é ofuscado pela tragédia de 11 de setembro, mas também deixou sua marca. Um furgão repleto de explosivos foi detonado dentro do estaciomento de uma das torres, matando seis pessoas e ferindo outras cem. 

O longa foi filmado em estilo quase documental, sendo narrado em flashback pelo agente do FBI John Anticev (Peter Gallagher) que mostra um sucessão de erros e absurdos cometidos pelos dois lados. O FBI teve em suas mãos diversas pistas sobre o atentado que poderia ocorrer, inclusive interrogou suspeitos que participaram do plano e foram liberados, além de se negar a pagar míseros quinhentos dólares a um informante e após o atentado foram obrigados a gastar um milhão para conseguir ajuda do mesmo sujeito para capturar os terroristas e ainda o fato mais incrível, o veículo utilizado cheio de explosivos chegou a ser apreendido pela polícia local e liberado após alguns dias para um dos terroristas, sem que algum policial tenha revistado o furgão para encontrar os explosivos. 

Os terroristas também são mostrados como incompetentes, por terem deixado o veículo com os explosivos estacionado irregularmente e por este motivo ele ter sido guinchado, além das desavenças entre eles e por fim o próprio atentado que ficou aquém do planejado. 

Esta ciranda maluca de acontecimentos se tornou um preview de 11 de setembro, mesmo que todos os envolvidos aqui tenham sido presos e condenados. Como coincidência mórbida, um dos terroristas (interpretado por Art Malik) ao fugir do país num helicóptero ao final do longa, diz a seguinte a frase “Na próxima vez derrubarei as duas torres”. Este personagem acabou sendo preso dois anos depois, mas seu desejo macabro acabou sendo realizado.

7 comentários:

Rodrigo disse...

Desconhecia. A história me parece nada demais, porém. Abraços.

B-Cine disse...

Nossa Hugo, muito sinistro essa previsão do cara hein. esse atentado ficou meio ofuscado pelo 11 de setembro. Mas com uma previsão dessas nem Mae Dinah conseguiria ter tamanho exito...hehehehe Fiquei curioso pra assistir esse filme.
Estou linkando o teu blog lá no B- Cine.
Grande abraço.

Hugo disse...

Rodrigo - É interessante para quem gosta de filmes sobre terrorismo.

B-Cine - É um bom filme feito para TV e tem o dedo da HBO que é sempre sinônimo de boa qualidade.

Abraço

Anônimo disse...

este filme é muito bom mesmo recomendo este filme foi filmado e lançado em 2007 veja a premoniçao feita no filnal do filme é sulreal

Anônimo disse...

Alguém tem a legenda em pt-br desse filme?

Arnaldo KING disse...

HUGO, CONSEGUI O FILME o grande atentado em avi. mas sem legenda, por acaso vc tem essa legenda para compartilhar com a gente - GRATO

Hugo disse...

Marcus e Arnaldo - Encontrei a legenda apenas em inglês.

http://www.opensubtitles.org/pb/subtitles/131287/path-to-paradise-the-untold-story-of-the-world-trade-center-bombing-en

Abraço