sábado, 2 de abril de 2011

O Efeito da Fúria


O Efeito da Fúria (Winged Creatures, EUA, 2008) – Nota 6
Direção – Rowan Woods
Elenco – Kate Beckinsale, Forest Whitaker, Guy Pearce, Dakota Fanning, Jeanne Tripplehorn, Embeth Davidtz, Troy Garity, Josh Hutcherson, Jackie Earle Haley, Robin Weigert, Tim Guinee, James LeGros, Julio Oscar Mechoso, Walton Goggins, Beth Grant, Kevin Durand.

Sem motivo aparente, um sujeito entra numa lanchonete e mata duas pessoas, fere uma terceira e em seguida comete suicídio. O filme contará as conseqüências deste trauma na vida dos sobreviventes. Cada um dos envolvidos reage de um forma diferente, uma garota pré-adolescente (Dakota Fanning) que teve o pai assassinado se volta para a religião, um garoto que é seu amigo (Josh Hutcherson) se cala, a garçonete (Kate Beckinsale) que é mãe solteira começa a negligenciar sua filha ainda bebê, um médico (Guy Pearce) se culpa por não ter conseguido salvar um homem baleado e por fim, um sujeito com câncer (Forest Whitaker) acredita ter encontrado a sorte e se afunda no jogo em um cassino. 

A ótima premissa se perde claramente na fraca direção do australiano Rowan Woods (“Sob o Efeito da Água”), que tenta misturar um certo clima de suspense ao mostrar a sequência das mortes na lanchonete em partes, sob a perspectiva dos vários personagens, com o drama que os mesmos passam posteriormente à tragédia. 

O longa deixa a impressão de ter muitos personagens e dramas para pouca história e duração, uma pena, pois poderia ter rendido um ótimo filme. 

6 comentários:

Alan Raspante disse...

Nossa, a premissa é super interessante mesmo. Não conhecia o filme... Agora, quantos filmes a Dakota já fez? hehehe A guria não para!

...
abs

Kamila disse...

Uma ideia clichê, que me parece, pelo seu texto, ter sido bem mal executada....

! Marcelo Cândido ! disse...

O filme é de 2008 mas parece que só foi lançado ano passado!!

Quero ver pelo elenco
...

Hugo disse...

Alan - Realmente Dakota Fanning está fazendo um filme colado no outro.

Kamila - Eu gosto deste tipo de história com vários personagens, sem um protagonista específico, mas aqui realmente a realização foi fraca.

Marcelo - Só vale pelo elenco mesmo.

Abraço a todos

Rodrigo disse...

Aquele clássico exemplo de filme que o trailer engana. Esperava um puta drama. Mas é fraco, previsível, com muitos personagens, e dispensável. Abraços.

Gabriel Neves disse...

Nossa, eu odiei esse filme. Tudo me parece bem forçado e sem motivação aparente para acontecer. Só o elenco mesmo para salvar com atuações baseadas na não explicação.
Gostei de seu blog também, já vou linkar no meu e seguí-lo (:
Abraços.