quinta-feira, 3 de junho de 2010

Em Defesa da Honra

Em Defesa da Honra – (Deacons for Defense, EUA, 2003) – Nota 6
Direção – Bill Duke
Elenco – Forest Whitaker, Jonathan Silverman, Ossie Davis, Gene Mack, Paul Benjamin, Beau Starr, Adam Weiner, Christopher Britton, Tyrone Benskin.

Nos anos sessenta em Bogalusa, Estado da Lousiana, os direitos dos negros são ignorados pelos poderosos, muitos deles ligados a Ku Klux Klan. Nesse período o veterano de guerra Marcus Clay (Forest Whitaker) trabalha numa fábrica onde recebe um salário baixo, sendo ainda mal tratado pelos superiores, mas sempre abaixando a cabeça e acatando as ordens.

Quando aparece na cidade o jovem Michael Dean (Jonathan Silverman), um branco que luta pelos direitos dos negros, Marcus acredita que ele apenas trará problemas e não aceita a opinião do sujeito. A situação muda quando num incidente com sua filha, Marcus é espancado por policiais racistas. Este é o estopim para ele mudar de posição e criar “Os Deacons of Defense”, um grupo de negros que se armam e começam a patrulhar seus bairros, uma espécie de milícia contra os abusos da polícia e da Ku Klux Klan.

Baseado numa história real, o longa conta uma das batalhas dos negros do sul dos Estados Unidos na luta pelos seus direitos, numa situação tensa e violenta. O filme em si não se aprofunda no tema, mas tem como destaque atuação de Whitaker, que mostra em seu personagem como o preconceito e a humilhação podem transformar uma pessoa calma em alguém que irá até o fim pelos seus direitos.

3 comentários:

Jenifer Torres disse...

Me interessei pacas por este filme!

Hugo disse...

Jenifer - O tema é bom, mas o filme é apenas razoável.

Até mais

Anônimo disse...

quero assistir como faco?