segunda-feira, 14 de junho de 2010

Todos os Corações do Mundo

Todos os Corações do Mundo (Two Billion Hearts, EUA / Brasil, 1995) – Nota 8,5
Direção – Murilo Salles
Documentário – Copa do Mundo de 1994

Em 1994 a FIFA encomendou o filme oficial da Copa da Mundo a uma produtora americana, que contratou o diretor brasileiro Murilo Salles (“Faca de Dois Gumes”, “Como Nascem os Anjos”) para filmar todas as partidas do torneio com diversas câmeras em locais inusitados, com ângulos diferentes das transmissões normais da TV.

O resultado é este belo documentário que no ano seguinte passou nos cinemas e eu tive o privilégio de assistir na tela grande. A narração do documentário é normal, mas as imagens que eram inéditas na época mostram reações dos atletas, dos técnicos, inclusive a famosa olhada do Baggio para o Romário antes da decisão da copa, que hoje já passou centenas de vezes na TV, mas foi no documentário que o público pode ver a cena.

O documtário é um belo registro em imagens daquele evento, diferente da seleção brasileira que venceu aquela copa e não convenceu, principalmente para aqueles que estavam acostumados com um futebol bonito e que acompanharam a Copa de 1982 por exemplo.

Amanhã começa a caminhada da seleção em busca de outro título mundial, porém eu sou muito mais torcedor do Palmeiras do que da seleção, por isso não me preocupo com o resultado. Mesmo assim é triste ver o time que entrará em campo amanhã, pois em tese deveriam ser os melhores jogadores do pais, mas infelizmente as pessoas terão de torcer para os jogadores do Dunga, algo bem diferente do ideal.

5 comentários:

Jenifer Torres disse...

Um deleite para os fãs de futebol.
Abraços

Hugo disse...

Jenifer - Com certeza.

bu disse...

sabe onde arrumar esse vhs ou uma versao em dvd?

Fred Burle disse...

Sabe que eu nunca soube que este filme tinha sido feito sob encomenda da Fifa?
Nunca tive interesse, mas vou procurar para ver.

Hugo disse...

Fred - É um documentário bem legal para quem gosta de futebol.

Abraço