segunda-feira, 21 de junho de 2010

9/11

11/9 (9/11, EUA, 2002) – Nota 8,5
Documentário com Gedeon Naudet, Jules Naudet e narração de Roberto De Niro
Direção – James Hanlon, Rob Klug, Gedeon Naudet & Jules Naudet

Este documentário começa na manhã de 11 de Setembro de 2001, quando os irmãos franceses Jules e Gedeon Naudet tem programada a filmagem de um documentário com um bombeiro novato em Nova Iorque. Logo que chegam ao quartel dos bombeiros, ouvem o ruído de um avião voando baixo e Jules, o irmão mais novo em idade e experiência, vira sua câmera para o céu e filma a única imagem do primeiro avião que bateu no World Trade Center. O que era para ser um documentário comum, se transforma num registro vivo dos acontecimentos daquele dia, quando os irmãos seguem os bombeiros, cada um com sua câmera na mão e filmam o inferno daquela situação.

Mesmo com a improvisação da filmagem, a história real se transforma num roteiro inesperado. Durante aquela loucura, os irmãos se separam e Jules segue com um grupo de bombeiros veteranos que entram em uma das torres, porém eles não imaginavam que ela desabaria. Ouvimos o estrondo do desabamento e depois um silêncio e escuridão, que é quebrada apenas pela pequena luz da câmera de Jules, que ajudará alguns sobreviventes a saírem dos escombros. Enquanto isso na rua, o irmão mais velho Gedeon se desespera, primeiro para fugir dos escombros que caem sobre a rua e depois para saber se o irmão sobreviveu.

O documentário tem ainda a narração de Robert De Niro e resultado é um retrato histórico de um dos acontecimentos mais tristes dos últimos anos, que registrou desde a colisão dos aviões, passando pelo desespero de pedestres e bombeiros, a queda das torres, a nuvem de poeira que escureceu a cidade e culminando com o reencontro dos irmãos.

3 comentários:

Silvia Freitas disse...

Essa história sempre vai ser forte e marcante, em qualquer película. Acho que foi a imagem mais horrível que vi em minha vida.

Hugo disse...

Silvia - Com certeza, a questão é que este documentário é a realidade da tragédia.

Até mais.

Anônimo disse...

Algém sabe onde posso baixa-lo