sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Império da Dor

 


Império da Dor (Painkiller, EUA, 2023) – Nota 7,5
Direção – Peter Berg
Elenco – Matthew Broderick, Uzo Aduba, Taylor Kitsch, Dina Shihabi, West Duchovny, John Rothman, Sam Anderson, Clark Gregg, Jack Mulhern, Carolina Bartczak, Brian Markinson, Ana Cruz Kayne, John Ales, Noah Harpster, Tyler Ritter.

Em 2006, após a morte de Arthur Sackler (Clark Gregg), fundador da Purdue Pharma, seu sobrinho Richard (Matthew Broderick) toma a frente da corporação e decide investir pesado em um medicamento para tratar a dor. 

Sua empresa cria o fortíssimo Oxycontin e utiliza uma campanha de marketing extremamente agressiva. As vendas explodem e em pouco tempo também crescem os casos de pessoas que se tornam dependentes do medicamento. 

A história real da chamada “crise dos opioides” que ainda hoje tem consequências nos EUA foi detalhada de uma forma mais completa na minissérie “Dopesick”. Esta nova versão da história em minissérie de seis episódios coloca em primeiro plano a visão da assistente de promotoria Edie Flowers (Uzo Aduba). 

O roteiro também explora os bastidores da empresa Purdue transformando seu CEO Richard Sackler em personagem excêntrico e solitário que conversa com o falecido tio em sua imaginação. 

Outros duas tramas paralelas seguem um mecânico (Taylor Kitsch) que se torna viciado após um acidente e a carreira de uma representante de vendas (West Duchovny) que aos poucos percebe o golpe que está sendo cúmplice. 

No final, quem tem interesse em saber mais sobre o tema, vale a pena conferir a duas minisséries.

Nenhum comentário: