segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Contrato Para Matar & O Primeiro Pecado Mortal

 


Contrato Para Matar (Contract on Cherry Street, EUA, 1977) – Nota 6,5
Direção – William A. Graham
Elenco – Frank Sinatra, Martin Balsam, Henry Silva, Harry Guardino, Michal Nouri, Martin Gabel, Verna Bloom, Robert Davi, Jay Black.

Frank Hovannes (Frank Sinatra) é o líder de um esquadrão policial que investiga o crime organizado em Nova York. Com foco no roubo de cargas, os policiais se envolvem em um violento conflito contra a máfia. 

Este longa produzido para a tv tem uma premissa interessante ao explorar o submundo do crime em Nova York e a ação da polícia, que muitas vezes também age à margem da lei. O filme tem algumas boas sequências de tiroteio levando em conta ser uma obra para a tv e uma história com alguma complexidade, inclusive com um final que vai além do habitual. 

O grande problema é a duração de quase duas horas e meia, que deixa a narrativa bastante irregular, com várias sequências que poderiam ter sido cortadas.

O Primeiro Pecado Mortal (The First Deadly Sin, EUA, 1980) – Nota 6
Direção – Brian G. Hutton
Elenco – Frank Sinatra, Faye Dunaway, James Whitmore, David Dukes, George Coe, Brenda Vaccaro, Martin Gabel, Anthony Zerbe, Joe Spinell, Jeffrey DeMunn.

Edward Delaney (Frank Sinatra) é um sargento de polícia prestes a se aposentar que enfrenta dois dilemas. Na vida pessoal, sua esposa (Faye Dunaway) está internada após um provável erro médico. E no trabalho, Delaney investiga o caso de um homicídio aparentemente sem motivo que pode estar ligado com outros crimes semelhantes em Nova York. 

Este longa tem a sempre ótima premissa da caça a um serial killer e um desenvolvimento da investigação até certo ponto bem amarrado, porém duas situações atrapalham bastante o resultado. A revelação da motivação do crime é ridícula, como se fosse um anticlímax. E a narrativa paralela da doença da esposa internada não convence e parece deslocada no roteiro. 

Além de Sinatra, o destaque fica para o personagem do curador do museu metido a investigador vivido por Martin Gabel.

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