sábado, 11 de novembro de 2023

Tirando o Atraso & Meu Pai é um Perigo

 


Tirando o Atraso (Dirty Grandpa, EUA / Inglaterra, 2016) – Nota 6,5
Direção – Dan Mazer
Elenco – Zac Efron, Robert De Niro, Aubrey Plaza, Zoey Deutch, Jason Mantzoukas, Dermot Mulroney, Danny Glover, Julianne Hough, Jeffrey Bowyer Chapman, Adam Paly.

Jason (Zac Effron) é um jovem advogado que está prestes a se casar e que no dia seguinte ao enterro da avó é obrigado a viajar de carro com seu avó Dick (Robert De Niro) que deseja jogar golfe em um campo na Flórida. A viagem maluca fará Jason rever sua forma de viver. 

Ao mesmo tempo em que este longa tem um roteiro que aborda temas universais como a relação familiar entre avó e neto, as decisões por comodismo e o medo de arriscar, por outro lado tudo isso é desenvolvido de forma escrachada, com diálogos sobre sexo a cada minuto, ofensas e situações absurdas que remetem as comédias malucas dos anos oitenta. E essa mistura funciona. 

São várias sequências engraçadas, com um Robert De Niro se divertindo no papel do idoso sem pudor e sem limites. Destaque ainda para os personagens malucos de Aubrey Plaza e Jason Mantzoukas. 

Mesmo longe de ser um grande filme, a obra diverte por explorar o politicamente incorreto, algo que as comédias atuais que vem deixando de lado e se tornando cada vez mais sem graça.

Meu Pai é um Perigo (About My Father, EUA, 2023) – Nota 6
Direção – Laura Terruso
Elenco – Sebastian Maniscalco, Robert De Niro, Leslie Bibb, Kim Cattrall, David Rasche, Anders Holm, Brett Dier.

Sebastian (Sebastian Maniscalco) pretende pedir a namorada Ellie (Leslie Bibb) em casamento no dia de Ação de Graças na casa de veraneio da família dela, que é milionária. O desejo de oferecer o anel de sua falecida mãe para a noiva fica difícil quando seu pai, o cabeleireiro Salvo (Robert De Niro) exige conhecer a família da garota. 

Esta comédia com toques autobiográficos do ator Sebastian Maniscalco explora uma sequência de clichês das comédias românticas sobre pequenas mentiras, famílias complicadas e situações patéticas, em que tudo se resolve de alguma forma. 

O choque de realidades entre o personagem de Robert De Niro e a família rica da noiva rende algumas risadas, principalmente pela atuação do veterano que novamente se diverte neste tipo de papel sem filtro. 

Sebastian Maniscalco é o típico ator ítalo-americano que exagera no sotaque e que lembra muito o astro de tv dos anos oitenta e noventa Tony Danza.

Nenhum comentário: