quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Chamas da Morte & Pin: Uma Jornada Além da Loucura

 


Chamas da Morte (The Burning, EUA, 1981) – Nota 6,5
Direção – Tony Maylam
Elenco – Brian Matthews, Leah Ayres, Brian Backer, Larry Joshua, Jason Alexander, Ned Eisenberg, Fisher Stevens, Holly Hunter.

Um estranho zelador de um acampamento de verão sofre terríveis queimaduras causadas por um brincadeira de mal gosto de alguns adolescentes. Quinze anos depois, o sujeito deformado busca vingança no mesmo local, tendo como alvo outro grupo de jovens. 

O roteiro deste longa mistura as premissas de “Sexta-Feira 13” com “Halloween”, inclusive com uma trilha sonora de Rick Wakeman que copia a clássica música criada por John Carpenter para o sinistro Michael Myers. 

O desenvolvimento da história segue o clássico estilo do que hoje é chamado de gore, com o psicopata caçando um a um os jovens com uma enorme tesoura de cortar galhos como arma. São várias sequências sangrentas com locações a céu aberto no acampamento e na mata ao redor do local. 

Além da violência, o destaque vai para o elenco recheado de jovens que fizeram carreira, principalmente Jason Alexander famoso por seu papel em “Seinfeld” e a ótima Holly Hunter em um pequeno papel. O elenco tem ainda rostos conhecidos principalmente por trabalhos em seriados como Fisher Stevens, Ned Eisenberg e Larry Joshua.

Pin: Uma Jornada Além da Loucura (Pin, Canadá, 1988) – Nota 6
Direção – Sandor Stern
Elenco – David Hewlett, Cynthia Preston, Terry O’Quinn, Bronwen Mantel, John Ferguson, Helene Udy, Patricia Collins.

Quando crianças, os irmãos agora adultos Leon (David Hewlett) e Ursula (Cynthia Preston) criaram uma estranha ligação com um boneco batizado como Pin que seu pai (Terry O’Quinn), que era médico, utilizava em suas consultas. Quando Ursula começa a namorar, Leon começa a ser influenciado pelo boneco para atrapalhar o relacionamento. 

Este esquecido suspense psicológico explora uma bizarra história sobre como a loucura vem à tona aos poucos. A narrativa estranha com a cara dos filmes B dos anos oitenta foge dos clichês de sustos e sangue, para focar no clima de tragédia e no assustador boneco. Por outro lado, as atuações over e o ritmo lento principalmente na segunda metade atrapalham um pouco. 

O resultado é um filme estranho, que vale como curiosidade para o cinéfilo que gosta de obras incomuns.

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