quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Os Três Mosqueteiros - 5 Filmes

 


Os Três Mosqueteiros: D’Artagnan (Les Trois Mousquetaires: D'Artagnan, França / Alemanha / Espanha / Bélgica, 2023) – Nota 5,5
Direção – Martin Bourboulon
Elenco – François Civil, Vincent Cassel, Romain Duris, Pio Marmai, Eva Green, Louis Garrel, Vicky Krieps. Lyna Khoudry, Eric Ruf, Marc Barbé.

O jovem D’Artagnan (François Civil) chega em Paris com o objetivo de se tornar mosqueteiro do rei. No primeiro dia ele participa de uma luta tentando salvar uma garota, quase morre e cruza o caminho dos mosqueteiros que são vistos como decadentes. Tão rapidamente quanto, D’Artagnan se envolve em uma rede de intrigas em que a corte e o clero desejam derrubar o rei. 

Esta nova versão do clássico de Alexandre Dumas acerta na ótima reconstituição de época, cria sequências estranhas de lutas de espada, como se o diretor quisesse dar um ar de modernidade e falha tanto na ideia de dividir a história em duas partes sem grande emoção, quanto no elenco que deixa a desejar. 

François Civil até tem uma boa atuação, contrastando com os mosqueteiros que não convencem e com um roteiro que ainda insere temas ideológicos que não se encaixam com a trama. Apesar de outros nomes conhecidos, as atuações são fracas e sem emoção. A segunda parte será lançada em breve para quem quiser conferir o restante da história.

Os Três Mosqueteiros (The Three Musketeers, Inglaterra / Áustria / EUA, 1993) – Nota 6,5
Direção – Stephen Herek
Elenco – Charlie Sheen, Kiefer Sutherland, Chris O'Donnell, Oliver Platt, Tim Curry, Rebecca DeMornay, Michael Wincott, Gabrielle Anwar, Hugh O'Connor, Julie Delpy, Paul McGann.

Este é a versão mais pop da história de Alexandre Dumas. O elenco recheado de na época jovens famosos garantem a diversão nas sequências de ação, mas com um roteiro que foca também na comédia e em personagens sem grande profundidade. Outro problema é o inexpressivo Chris O’Donnell como D’Artagnan, que inclusive estava abaixo de Charlie Sheen e Kiefer Sutherland nos créditos. Para quem ver hoje, fica também difícil acreditar em Charlie Sheen como mosqueteiro.

Os Três Mosqueteiros (The Three Musketeers, EUA / Espanha, 1973) – Nota 7
Direção – Richard Lester
Elenco – Michael York, Raquel Welch, Charlton Heston, Faye Dunaway, Richard Chamberlain, Oliver Reed, Frank Finlay, Christopher Lee, Simon Ward, Geraldine Chaplin, Jean Pierre Cassel, Joss Ackland.

A Vingança de Milady (The Four Musketeers, EUA / Espanha / Inglaterra, 1974) – Nota 7
Direção – Richard Lester
Elenco – Michael York, Raquel Welch, Charlton Heston, Faye Dunaway, Richard Chamberlain, Oliver Reed, Frank Finlay, Christopher Lee, Simon Ward, Geraldine Chaplin, Jean Pierre Cassel

Esta versão em duas partes que foram filmadas de simultaneamente, mesmo não sendo ótima como a de 1948, acerta ao detalhar a história de uma forma ampla intercalando ação, romance, drama e comédia com qualidade. O ótimo elenco é outro acerto, recheado de famosos como Charlton Heston, Faye Dunaway, Richard Chamberlain e Christopher Lee, além boa da química entre Michael York e a bela Raquel Welch.

Os Três Mosqueteiros (The Three Musketeers, EUA, 1948) – Nota 7,5
Direção – George Sidney
Elenco – Gene Kelly, Lana Turner, June Allyson, Frank Morgan, Van Heflin, Angela Lansbury, Vincent Price, Keenan Wynn, John Sutton, Gig Young, Patricia Medina.

Esta é com certeza a melhor versão da história com o ótimo Gene Kelly interpretando D’Artagnan, a beleza forte de Lana Turner como Milady de Winter e Vincent Price dando vida ao Cardeal Richelieu.

Nenhum comentário: