sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

O Jogo de Emoções

O Jogo de Emoções (House of Games, EUA, 1987) – Nota 7,5
Direção – David Mamet
Elenco – Lindsay Crouse, Joe Mantegna, Mike Nussbaum, Lilia Skala, J. T. Walsh, Ricky Jay, William H. Macy.

A psicanalista Margaret Ford (Lindsay Crouse) está no auge da carreira após seu livro se tornar um sucesso de vendas. Quando um jovem paciente viciado em jogos ameaça cometer suicídio em seu consultório, dizendo que precisa pagar vinte e cinco mil dólares até o dia seguinte para não ser assassinado, Margaret decide procurar o credor. 

Nos fundos de um bar decadente, ela encontra o sujeito, o vigarista Mike (Joe Mantegna) em uma mesa pôquer. Ele conta uma história diferente e pede para Margaret ajudá-lo a vencer uma rodada. O fascínio pelo mundo dos jogos e dos golpes, leva a psicanalista a se envolver com Mike, dando início a um perigoso relacionamento. 

O roteirista David Mamet estreou na direção neste competente drama sobre o submundo dos golpistas. O roteiro chegar a fazer um paralelo entre a ilusão criada por Mike para aplicar seus golpes, com a psicanálise de Margaret, que também utiliza da conversa para curar os pacientes, mas sempre jogando o ônus da solução do problema para o outro. Este paralelo ao mesmo tempo fascina e confunde a personagem da psicanalista. 

Ao final do longa, dificilmente você confiará nas pessoas novamente.  

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Joe Mantegna é um excelente ator. Continua sendo, eu acho.
Já Psicanálise, psiquiatra e psicólogos para mim, não representam nada.

Hugo disse...

Liliane - Nos últimos dez anos Joe Mantegna tem se dedicado mais a tv, sendo protagonista da série policial "Criminal Minds".

Abraço