segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Iceman & O Homem da Califórnia


Iceman (Iceman, EUA, 1984) – Nota 6
Direção – Fred Schepisi
Elenco – Timothy Hutton, Lindsay Crouse, John Lone, Josef Sommer, David Straithairn, Philip Akin, Danny Glover, James Tolkan.

No Ártico, uma expedição encontra o corpo de um homem de neandertal congelado. Levado para uma estação de pesquisas, a Dra. Diane (Lindsay Crouse) e seu grupo de trabalho conseguem ressuscitar o sujeito que estava preso no gelo há milhares de anos. Assustado e utilizando uma linguagem própria, o homem (John Lone) é colocado em um ambiente artificial que simula uma floresta da Idade da Pedra. Para tentar ser comunicar com o homem das cavernas, o paleontólogo Stanley Shephard (Timothy Hutton) se aproxima e aos poucos cria um laço de amizade. 

A trama fantasiosa funciona principalmente na parte inicial do filme, durante a discussão sobre o que fazer com o sujeito. As sequências em que Shephard tenta se comunicar com o homem das cavernas são apenas curiosas, nada mais que isso. A narrativa irregular e o desfecho quase surreal ajudam a tirar pontos do filme. 

O destaque fica para a ótima interpretação do oriental John Lone (“O Ano do Dragão”, “O Último Imperador”), irreconhecível debaixo de uma competente maquiagem. 

O Homem da Califórnia (Encino Man, EUA, 1992) – Nota 6,5
Direção – Les Mayfield
Elenco – Sean Astin, Brendan Fraser, Pauly Shore, Megan Ward, Robin Tunney, Richard Masur, Rick Ducommun, Michael DeLuise, Patrick Van Horn, Dalton James, Jonathan Ke Quan.

Na Idade do Gelo, um homem das cavernas (Brenda Fraser) e sua namorada são surpreendidos por um terremoto e acabam enterrados na neve. Milhares de anos depois, em Encino na Califórnia, o jovem Dave (Sean Astin) acorda durante um novo terremoto. No mesmo dia, ele e seu amigo Stoney (Pauly Shore) decidem construir uma piscina no quintal da casa de Dave e acabam encontrando o homem das cavernas preso em uma enorme pedra de gelo. 

O calor faz o gelo derreter e desperta o sujeito, que assustado, consegue ser acalmado apenas quando vê a chama de um isqueiro. A partir daí, a dupla de jovens fracassados decide transformar o homem das cavernas, contando para todos, inclusive seus pais, a história de que ele seria um estudante de intercâmbio que não sabe falar inglês. 

Como um trama absurda, esta comédia fez sucesso no início dos anos noventa principalmente pelo carisma do grandalhão Brendan Fraser, especialista em personagens paspalhões, perfeito para as trapalhadas que o homem das cavernas apronta no mundo atual. 

O ponto negativo é o irritante comediante Pauly Shore, que na época era famoso por trabalhar na MTV americana. 

É uma divertida sessão da tarde.

2 comentários:

Bússola do Terror disse...

Eu assisti Iceman uma vez nos anos 90, no falecido Cinema em Casa do SBT.

Hugo disse...

Léo -Eu tinha muita curiosidade neste Iceman. Consegui assisti faz poucos dias e achei apenas razoável.

Abraço