segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Paradise Now


Paradise Now (Paradise Now, Palestina / França / Alemanha / Holanda / Israel, 2005) – Nota 7,5
Direção – Hany Abu Assad
Elenco – Kais Nashif, Ali Suliman, Lubna Azabal, Amer Hlehel, Hiam Abbass.

No território ocupado da Palestina, dois amigos Said (Kais Nashif) e Khaled (Ali Suliman), trabalham numa decadente oficina mecânica e vivem sem perspectiva alguma de futuro. Com o local cercado por soldados israelenses que fecham ruas e tratam os palestinos como prisioneiros, os dois amigos influenciados por Jamal (Amer Hlehel) que faz parte de um organização que planeja atentados contra Israel, aceitam ser tornar homens-bombas. A princípio acreditam que irão se tornar mártires, porém após conversarem com a jovem Suha (Lubna Azaral) começam a questionar se realmente é correto o que irão fazer, principalmente porque o pai de Suah foi um homem-bomba e a garota vê isso como um grande erro. 

Esta produção internacional toca num tema espinhoso e critica os dois lados, tanto as atitudes de Israel que oprimem os palestinos, como estes que tentam se vingar através de atentados. A dúvida que paira na cabeça dos escolhidos leva a alguns diálogos interessantes e que fazem pensar como é absurda a situação no local.

3 comentários:

Wally disse...

É bom esse filme. Na época todos veneravam-o. Achei correto e só. Acho que daria a mesma nota.

Rodrigo Mendes disse...

OI Hugo!!

Eu achei este filme impressionante e impactante, mas só assisti uma vez e ainda no cinema. Preciso rever!!

E sobre o Monstro Da Lagoa Negra eu li sua resposta no post do James Bond. Achou o filme? Tem na coleção de monstros da Universal ele é de 1954 e tem direção de Jack Arnold.
Depois me fala...abraços!
Rodrigo

Hugo disse...

Wally - É um bom filme, mas acredito que a crítica acaba valorizando ainda mais pelo tema.

Rodrigo - Vou procurar este filme, Jack Arnold fez também o curioso "O Incrível Homem que Encolheu".

Abraço