terça-feira, 13 de maio de 2025

The Alto Knights – Máfia e Poder

 

The Alto Knights – Máfia e Poder (The Alto Knights, EUA, 2025) – Nota 6,5
Direção – Barry Levinson
Elenco – Robert De Niro, Debra Messing, Kathrine Narducci, Cosmo Jarvis, Michael Rispoli, Matt Servitto, Louis Mustillo, Wallace Langham.

Nova York, 1957. Frank Costello e Vito Genovese (Robert De Niro em papel duplo) são amigos de infância que se transformaram em chefes da Máfia e também rivais após Vito ficar exilado na Itália por quinze anos e voltar para os EUA com o objetivo de retomar o posto de “Chefe dos Chefes”. A disputa resultará em mortes e prisões. 

Este longa dirigido pelo veterano Barry Levinson e escrito por Nicholas Pileggi, especialista em histórias sobre a Máfia tendo roteirizado grandes filmes como “Os Bons Companheiros”, “Cassino” e “O Irlandês”, teve críticas ruins, mesmo sendo uma história real bastante interessante. 

O filme é melhor do que imaginava, mas mesmo assim perde pontos pelas poucos sequências de violência, pela falta de um clímax e por duas sequências na parte final que parecem uma sátira. 

Outro ponto contraditório são as atuações de Robert De Niro. Ele acerta o tom de Frank Costello, que narra a história e que é desenvolvido como o lado racional do crime. Por outro lado, De Niro exagera no papel de Vito Genovese, que se mostra caricato nos momentos de raiva, além da estranha maquiagem. O papel de Genovese cairia muito melhor em um ator como Joe Pesci por exemplo, ou o grande Al Pacino, 

O resultado é um filme mediano, que deixa uma frustração causada pela expectativa.

Nenhum comentário: