segunda-feira, 7 de abril de 2025

Manhunt: Search for the Night Stalker & Jogo Perverso

 

Manhunt: Search for the Night Stalker (Manhunt: Search for the Night Stalker, EUA, 1989) – Nota 6,5
Direção – Bruce Seth Green
Elenco – Richard Jordan, A Martinez, Julie Carmen, Alan Feinstein, Lisa Eilbacher, Gregory Cruz., Gerry Bamman.

Em 1985, a população dos arredores de Los Angeles viveu apavorada durante alguns meses por causa de uma série de assassinatos e estupros cometidos por um desconhecido que foi batizado pela imprensa como “The Night Stalker”. Os detetives Frank Salerno (Richard Jordan) e Gil Carrillo (A Martinez) lideraram uma força-tarefa na busca do psicopata. 

Este telefilme detalha o caso de uma forma competente, mesmo levando em conta as limitações das produções para a tv nos anos oitenta. A história é muito bem contada ao ser comparada com um recente documentário em que os verdadeiros detetives deram seus depoimentos. 

Além disso, Frank Salerno é considerado uma lenda por ter conseguido prender também os primos Bianchi e Buono, que eram os assassinos dos casos conhecidos como do “Estrangulador de Hillside” no final dos anos setenta.

Jogo Perverso (Blue Steel, EUA, 1990) – Nota 6
Direção – Kathryn Bigelow
Elenco – Jamie Lee Curtis, Ron Silver, Clancy Brown, Elizabeth Peña, Louise Fletcher, Philip Bosco, Kevin Dunn, Richard Jenkins, Mike Starr, Tom Sizemore, Matt Craven.

No primeiro dia como policial, Megan (Jamie Lee Curtis) se envolve em um tiroteio em um supermercado matando um criminoso. A princípio afastada do trabalho, pouco tempo depois ela é reintegrada como detetive temporária para trabalhar com o experiente Nick (Clancy Brown). O que seria a chance de uma carreira, aos poucos se torna um pesadelo quando um sujeito (Ron Silver) parece saber mais sobre o tiroteio no supermercado. 

A diretora Kathryn Bigelow dirigiu este longa antes da sua carreira decolar com “Caçadores de Emoção”, mesmo que na sequência tenha tido altos e baixos. A trama segue o estilo dos filmes de sociopatas dos anos oitenta e noventa, em que um personagem aparentemente comum atormenta a vida da ou do protagonista sem que as pessoas ao redor vejam a realidade. A atriz Jamie Lee Curtis tentava aqui migrar dos filmes de terror para um longa policial, porém com resultado apenas razoável.

Nenhum comentário: