Um Conquistador em Apuros (Cadillac Man, EUA, 1990) – Nota 6
Direção – Roger Donaldson
Elenco – Robin Williams, Tim Robbins, Pamela Reed, Fran Drescher, Zack Norman, Annabella Sciorra, Lori Petty, Paul Guilfoyle, Judith Hoag, Elaine Stritch.
Joey (Robin Williams) é um vendedor de carros que utiliza a conversa fiada para vender e também para conquistar mulheres. Em um certo dia em que precisa resolver vários problemas, entre eles atingir uma meta de vendas, Joey se vê no meio de uma enorme confusão quando um sujeito (Tim Robbins) invade o local armado acreditando que sua esposa tem um caso com ele.
Essa comédia segue o estilo histriônico de Robin Williams, com diálogos rápidos e uma narrativa repleta de situações absurdas. Destaque também para maluco ingênuo e apaixonado pela esposa vivido por Tim Robbins. É a típica sessão da tarde dos anos oitenta e noventa.
Concorrência Desleal (Traveling Man, EUA, 1989) – Nota 5,5
Direção – Irvin Keshner
Elenco – John Lithgow, Jonathan Silverman, Margareth Colin, John Glover, Chynna Phillips, John M. Jackson.
Um veterano vendedor (John Lithgow) se sente ameaçado em perder o emprego quando um jovem (Jonathan Silverman) começa a disputar seus clientes de uma força agressiva, buscando vender mais para tirar o “concorrente” de sua frente.
Essa comédia com pitadas de drama brinca com a questão dos conflitos entre gerações, quando o novo tenta atropelar o veterano que ele considera ultrapassado. Por ser uma produção para a tv, a história não se aprofunda, ficando entre poucos risadas e um drama fraco. Nem mesmo o bom ator John Litghow consegue salvar o filme.