sexta-feira, 4 de abril de 2025

Na Mira do FBI

 

Na Mira do FBI (The Siege at Ruby Ridge, EUA, 1996) – Nota 6,5
Direção – Roger Young
Elenco – Randy Quaid, Laura Dern, Kirsten Dunst, Darren E. Burrows, G.W. Bailey, Bradley Pierce, Gary Graham, August Schellenberg, Diane Ladd, Tracy Griffith, Nicholas Pryor.

Em 1992, o casal Randy (Randy Quaid) e Vicki Weaver (Laura Dern) vive com os filhos em uma casa isolada no alto de uma montanha conhecida como Ruby Ridge em Idaho. Religiosos fanáticos e paranoicos em relação ao governo, o casal se envolve com um grupo extremista. 

Mesmo não tomando qualquer ação efetiva, Randy se torna alvo de agentes do FBI e do ATF (Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos) e ao se negar a comparecer no tribunal, termina entrando na lista de foragidos. Uma ação atrapalhada de US Marshals dá início a um violento cerco à casa da família de Randy. 

Esta minissérie em dois episódios detalha a polêmica história real que deixou mortes e uma enorme mancha nos órgãos governamentais envolvidos na ação. É o tipo de história que não tinha inocentes, ou melhor, somente as crianças eram inocentes. 

A série acerta ao detalhar desde o casamento dos Weaver, passando pelas mudanças de vida que aos poucos os afastaram até de outros familiares até chegar ao conflito armado e o julgamento. Destaque para a atuação do casal e de uma ainda adolescente Kirsten Dunst interpretando a filha mais velha. 

Vale citar que o ocorrido aqui influenciou outra tragédia envolvendo o ATF e o FBI em 1996, no caso do cerco à fazenda de Waco.

quinta-feira, 3 de abril de 2025

Valan - Vale dos Anjos

 

Valan – Vale dos Anjos (Valan, Hungria, 2019) – Nota 7,5
Direção – Béla Bagota
Elenco – Csaba Krisztik, András Hatházi, Gábor Tollas, Júlia Nyakó, László Mátray.

Valan, interior da Romênia, 1989. No dia em que uma revolta popular derruba o governo do ditador Nicolae Ceausescu e dá fim ao comunismo no país, uma adolescente desaparece. 

Vinte e dois anos depois, o corpo de uma garota é encontrado na região e o agora policial Peter (Csaba Krisztik), que é irmão da desaparecida, volta para sua cidade natal para ter certeza se é corpo da irmã. Peter termina encontrando uma situação ainda mais complexa. 

Este bom drama policial é mais um longa que mostra como o antigos países comunistas ainda sofrem com os problemas que ficaram enraizados. Cidades decadentes, infraestrutura precária, corrupção, comodismo de funcionários públicos e um misto de dureza e desconfiança nas relações pessoais. 

O filme tem um clima pesado potencializado pelas locações geladas e pelas descobertas desagradáveis que surgem no desenrolar da trama. É um filme bastante pessimista, comum no gênero policial das obras produzidas no leste europeu.

quarta-feira, 2 de abril de 2025

Um Conquistador em Apuros & Concorrência Desleal

 

Um Conquistador em Apuros (Cadillac Man, EUA, 1990) – Nota 6
Direção – Roger Donaldson
Elenco – Robin Williams, Tim Robbins, Pamela Reed, Fran Drescher, Zack Norman, Annabella Sciorra, Lori Petty, Paul Guilfoyle, Judith Hoag, Elaine Stritch.

Joey (Robin Williams) é um vendedor de carros que utiliza a conversa fiada para vender e também para conquistar mulheres. Em um certo dia em que precisa resolver vários problemas, entre eles atingir uma meta de vendas, Joey se vê no meio de uma enorme confusão quando um sujeito (Tim Robbins) invade o local armado acreditando que sua esposa tem um caso com ele. 

Essa comédia segue o estilo histriônico de Robin Williams, com diálogos rápidos e uma narrativa repleta de situações absurdas. Destaque também para maluco ingênuo e apaixonado pela esposa vivido por Tim Robbins. É a típica sessão da tarde dos anos oitenta e noventa.

Concorrência Desleal (Traveling Man, EUA, 1989) – Nota 5,5
Direção – Irvin Keshner
Elenco – John Lithgow, Jonathan Silverman, Margareth Colin, John Glover, Chynna Phillips, John M. Jackson.

Um veterano vendedor (John Lithgow) se sente ameaçado em perder o emprego quando um jovem (Jonathan Silverman) começa a disputar seus clientes de uma força agressiva, buscando vender mais para tirar o “concorrente” de sua frente. 

Essa comédia com pitadas de drama brinca com a questão dos conflitos entre gerações, quando o novo tenta atropelar o veterano que ele considera ultrapassado. Por ser uma produção para a tv, a história não se aprofunda, ficando entre poucos risadas e um drama fraco. Nem mesmo o bom ator John Litghow consegue salvar o filme.

terça-feira, 1 de abril de 2025

Passei por Aqui

Passei por Aqui (I Came By, Inglaterra / EUA, 2022) – Nota 6,5
Direção – Babak Anvari
Elenco – George MacKay, Hugh Bonneville, Percelle Scott, Kelly McDonald, Franc Ashman, Antonio AaKeel.

Dois jovens (George MacKay e Percelle Scott) invadem casas de pessoas ricas e picham a parede com a frase “Passei por Aqui”, em uma espécie de protesto contra o sistema. Uma determinada situação leva um dos jovens a invadir sozinho a casa de um juiz que renunciou ao cargo (Hugh Bonneville). Ele descobre algo sinistro e fica desesperado para decidir qual atitude tomar. 

Este longa tem um roteiro recheado de contradições. Ao mesmo tempo em que apela para os clichês de filmes de suspense e tem uma trama com uma solução previsível, o roteiro também leva alguns personagens a um destino diferente do habitual deste tipo história. O protagonismo muda de mãos com o desenrolar da trama, o que é uma boa sacada. É um filme com falhas, mas que no final entrega o que promete.