quarta-feira, 26 de março de 2025

O Diário de um Maquinista

 

O Diário de um Maquinista (Dnevnik Masinovodje, Sérvia / Croácia, 2016) – Nota 7
Direção – Milos Radovic
Elenco – Lazar Ristovski, Petar Korac, Mirjana Karanovic, Jasna Djuricic, Mladen Nelevic, Nina Jankovic.

Ilija (Lazar Ristovski) é um veterano maquinista que já matou diversas pessoas em acidentes nos trilhos. Não que ele seja um assassino, são casos de pessoas que escolhem cometer suicídio ou que tentam atravessar os trilhos com carros que ficam presos. 

Um certo dia, Ilija cruza o caminho do garoto Sima (Petar Korac), um órfão que ele adota. Anos mais tarde, Sima deseja ser maquinista, enquanto Ilija prefere que o garoto encontre outra profissão. 

Este curioso longa que mistura drama com humor narra de forma inusitada um relação que no fundo é comum entre pai e filho. São conflitos por causa de pensamentos e objetivos diferentes. 

A narrativa é criativa na forma de mostrar o porquê das atitudes de Ilija, que carrega uma enorme frustração. As locações na decadente linha ferroviária mostram como o interior dos antigos países socialistas ainda está atrasado. 

É um filme diferente que vale ser conhecido.

Nenhum comentário: